Na tarde desta sexta-feira a Assembleia Legislativa realizou na Câmara Municipal de Mossoró uma sessão solene em homenagem aos 57 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
A sessão foi proposta pela deputada estadual Isolda Dantas que enalteceu a história da Uern e a prestação de serviços que faz a instituição se socialmente referenciada, inclusiva e includente.
Isolda fez um relato sobre a história da Uern passando pela estadualização e implantação da autonomia financeira. “Os números confirmam a grandeza da nossa universidade. Em 2025 a Uern atingiu a expressiva marca de 60 mil diplomas expedida. É muito mais do que profissionais entregues ao mercado de trabalho. São famílias que realizam o sonho de ver seus filhos nos bancos da universidade”, enalteceu.
Isolda ainda lembrou a trajetória dela que começou na Uern. “Foi a Uern que me acolheu. Foi na Uern que aprendi a importância da luta coletiva como coordenadora do DCE e graças a Uern eu sou professora da Rede Estadual de Ensino”, destacou.
Isolda disse que essa sessão solene é para lembrar que lutar vale a pena. “Estamos aqui para gritar em alto e bom som que nós vencemos”, frisou.
“A Uern é uma máquina de realizar sonhos”, concluiu.
A governadora Fátima Bezerra (PT) discursou em nome dos homenageados. “Eu me sinto em casa porque estou aqui ao lado de pessoas que tem a história marcada pela defesa da Uern e da educação”, disse.
Fátima não tratou a homenagem como um reconhecimento pessoal, mas como resultado da construção coletiva. “Quando olho para as conquistas da Uern não foram por iniciativa da governadora. Foi a mobilização da própria comunidade acadêmica. A participação do governo foi decisiva”, complementou.
Fátima lembrou do papel transformador da instituição. “A Uern é uma instituição consolidada, presente em todas as regiões do Estado e que realiza os sonhos de famílias”, disse.
A governadora destacou o a autonomia financeira como uma conquista histórica. “Quando fui candidata eu assumi o compromisso de fazer a autonomia financeira e hoje estamos aqui celebrando os 57 anos da Uern com a autonomia financeira. Essa não é uma conquista qualquer que vai estar na minha biografia, inclusive, como professora”, concluiu.
Representando a Uern, a reitora Cicilia Maia destacou os inúmeros desafios que cada época impõe aos gestores. “Foi passo a passo diante de cada possibilidade que a gente chegou até aqui. A autonomia é um divisor de águas, mas o que fizemos foi o arcabouço jurídico da autonomia plena e no momento da repactuação a população vai ver que precisamos cada vez mais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte”, frisou.
Cicília destacou o papel da Uern que é um orgulho que o Rio Grande do Norte carrega no peito. “Quando a gente fala em ter uma universidade forte não é por vaidade. É porque muitos ainda não foram tocados pela luz da educação. A gente não faz isso só com os cursos de graduação e pós-graduação, mas com ações diversas de ensino, pesquisa e extensão”, lembrou.
A reitora fez questão de reconhecer o papel de Fátima na autonomia financeira e fim da lista tríplice. “A governadora sabia que tinha apoio popular para essas decisões. Foram de gestão. Eu farei sempre o reconhecimento a governadora e a nossa comunidade que compreendeu esse processo com muita maturidade”, declarou.
Ela também lembrou do papel da Assembleia Legislativa nas conquistas recentes. “A gente conseguiu conversar com um a um dos deputados até chegarmos a unanimidade”, relembrou.
No final do discurso, Cicília enalteceu o papel dos estudantes nas conquistas.
Confira a lista de homenageados:
Fátima Bezerra – governadora do RN;
Aldemir Freire – egresso da Uern, ex-secretário estadual de planejamento e diretor de planejamento do Banco do Nordeste;
Carlos Eduardo Xavier – secretário estadual da fazenda;
Cicilia Maia – reitora da Uern;
Emanoel de Melo Ferreira – professor da Uern e procurador da República;
Flaubert Torquato – professor da Uern e subsecretário de educação;
Chico Dantas – vice-reitor da Uern;
Socorro Batista – professora aposentada da Uern e secretária estadual de educação;
Elineudo Melo – presidente do Sintauern;
Neto Vale – professor da Uern;
Plúvia Oliveira – egressa da Uern e vereadora;
João Batista Xavier – professor aposentado da Uern.
Assembleia Legislativa – em reconhecimento pela aprovação de conquistas da Uern.