Avanço do mar preocupa pesquisadores e comunidades litorâneas no RN e CE

O avanço do mar na região litorânea entre o Rio Grande do Norte e o Ceará tem sido alvo de estudos conduzidos pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Coordenado pelo professor Rodrigo Guimarães, o projeto “Geotecnologias e análise quantitativa aplicadas ao ordenamento territorial na bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró e no litoral setentrional do Rio Grande do Norte” investiga os fatores naturais e humanos que contribuem para esse fenômeno.

“O planeta está em um período interglacial desde o fim da última era glacial, há aproximadamente 12 mil anos”, explica o professor Rodrigo Guimarães. Segundo ele, o aquecimento gradual do planeta e dos oceanos é um processo natural, mas, desde o século XIX, tem sido acelerado por atividades humanas, resultando na elevação do nível dos oceanos.

Outro fator determinante para o avanço do mar é o desequilíbrio no abastecimento sedimentar das praias. “Os sedimentos que compõem as praias são transportados por rios, mas a construção de barragens tem reduzido significativamente esse aporte, causando erosão e facilitando a incursão do mar sobre o continente”, acrescenta o pesquisador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *