Caicó: Alunos concluintes do IFRN revisam conhecimentos de Biologia em visita à Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN

Às vésperas da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/2025), um grupo de estudantes viveu uma experiência imersiva na Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN).  São 160 alunos concluintes dos cursos Eletrotécnica, Informática para Internet, Vestuário e Têxtil, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Caicó, que participaram de duas visitas técnicas aos laboratórios do curso de Medicina, nas sextas-feiras anteriores ao Enem (7 e 14 de novembro).

Além de conhecer de perto a estrutura da EMCM, os alunos revisitaram conteúdos abordados em sala de aula sobre morfofisiologia humana. A turma foi recepcionada pelos docentes de medicina Rafael Câmara, Viviane Batista e Eudes Euler, e pelos técnicos de laboratório José Rabelo e Alessandra Marinho. Com a utilização de macromodelos, peças platinadas e lâminas, os estudantes de medicina monitores do projeto de Habilidades e Neurociências trabalharam temas dos sistemas cardiovascular, respiratório, digestório, urogenital e nervoso. A maioria dos monitores envolvidos na atividade são egressos de institutos federais. 

Monitores do projeto de Habilidades e Neurociências organizaram as estações e a execução das atividades na EMCM. Foto: Eudes Euler

A equipe da EMCM pretende organizar e manter novas visitas técnicas com jovens do ensino básico e profissionalizante ao longo do ano. “A ideia é que este seja um espaço para motivação, autoconfiança e um recapitulativo de temas importantes que podem ser abordados durante o Enem”, afirma o professor Eudes. Na outra ponta da iniciativa, está o  professor da disciplina de Biologia, Cleysyvan Macedo, do IFRN, campus Caicó. A visita técnica integra o Projeto de Atividade de Ensino desenvolvido pelo professor Cleysyvan ao longo deste ano, o qual aborda a temática de Morfofisiologia Humana e se articula com os estudos em sala de aula, as pesquisas e as discussões de artigos científicos.

Professor Cleysyvan ressalta que a preparação para o Enem não constitui o objetivo central deste trabalho. Ela ocorre como consequência natural de todo o processo de aprendizagem vivenciado pelo aluno ao longo de sua trajetória na instituição. “Embora a visita à EMCM represente a realização de um sonho para alguns estudantes que almejam cursar Medicina na UFRN, ela também se configura como uma experiência motivadora para todos, por possibilitar uma aula fora do ambiente tradicional, rompendo com a rotina e ampliando horizontes. Essa vivência pode, inclusive, fortalecer ainda mais o engajamento dos alunos em relação ao Enem”, conclui.

Encontros às vésperas do ENEM ocorreram nos laboratórios do curso de Medicina da EMCM. Foto: Eudes Euler

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *