Caicó e Jucurutu recebem Festival Sinfônico de 21 a 27 de julho, em apresentações gratuitas

O Festival Sinfônico, com concertos e recitais gratuitos, acontece de 21 a 27 de julho, no Teatro Municipal Padre João Medeiros Filho, em Jucurutu, e dentro da programação da Festa de Sant’Ana, de Caicó, no Centro Cultural Adjuto Dias e na Casa de Cultura Popular; contando com 120 jovens musicistas, que executam a música de concerto, de câmara e popular.

“A ideia do Festival Sinfônico é fazer o sertão transbordar música com uma programação de concertos e recitais dias 21, 23, 25 e 27 em Jucurutu e 22, 24 e 26 em Caicó junto a programação da Festa de Sant’ana. O evento se coloca como uma plataforma para que jovens talentos da música de concerto possam aprimorar suas habilidades, e também democratiza o acesso à cultura, proporcionando ao público experiências musicais”, enfatiza Tatiane Fernandes, produtora cultural idealizadora da atividade.

Na programação da Festa de Sant’Ana, de Caicó, é realizado o Concerto de Abertura e Recital de Professores/as, dia 22, às 20h, no Centro Cultural Adjuto Dias. No Concerto, terá apresentação de Quinteto de Cordas,  com direção musical de Willames Costa, e de Quinteto de Metais, com direção musical de Martinelly Libni. Nos dias 24 e 26 de julho, às 20h30, tem apresentação na Casa de Cultura Popular de Caicó, sendo o Recital de Música de Câmara dia 24 e Banda Marcial Jucurutuense, dia 26.

Em Jucurutu, a programação será no Teatro Municipal Pe. João Medeiros Filho, iniciando neste domingo, 21, com Concerto de Abertura – Recital de Professores/as, às 19h, Quinteto de Cordas, com direção de Willames Costa e Quinteto de Metais, com Direção Musical de Martinelly Libni. Na terça 23, tem Recital Ekléticos, com direção de Roberto Silva, e na quinta-feira, 25, tem Recital de Música de Câmara, às 19h. O Concerto de Encerramento será no sábado,  dia 27, às 19h, com Regência Orquestra , de Willames Costa; Regência Banda, de Fernando Luiz; e Regência Fanfarra, com Igor Raphael.

O projeto tem 13 professores, sendo 11 dedicados ao ensino de instrumentos que integram orquestras, fanfarras, bandas de música e filarmônicas; e quase 70 alunos participam de três masterclasses especiais: Consciência Corporal para Músicos, com a violinista Mariana Holschuch; Prática de Música de Câmara com o maestro e flautista Roberto Silva; e Arranjos com o compositor, arranjador e contrabaixista Willames Costa.

A iniciativa é da Mapa Realizações Culturais e integra o leque de projetos contemplados pelo edital Transformando Energia em Cultura, com patrocínio da Neoenergia Cosern, Instituto Neoenergia, Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária de Cultura e Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo com a parceria das Prefeituras Municipais de Jucurutu e Caicó, junto às Secretarias de Educação e coordenações de cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *