A nadadora brasileira Carol Santiago fez história neste domingo (21) ao conquistar o tricampeonato mundial nos 100m costas da classe S12 (baixa visão), em Singapura. Com o tempo de 1min09s42, ela garantiu mais um ouro para o Brasil e ampliou sua coleção de conquistas. Agora, Carol soma 20 medalhas em campeonatos mundiais, sendo 14 de ouro, quatro de prata e duas de bronze. O feito reforça sua posição como uma das principais atletas do paradesporto mundial e consolida seu nome no cenário internacional.
Tricampeã mundial e referência do esporte
A vitória sobre a britânica Ela Letton-Jones, segunda colocada, e sua compatriota Carroll, terceira, mostrou novamente a consistência da brasileira. Além disso, Carol adotou uma estratégia diferente neste mundial, optando por competir em menos provas do que em edições anteriores. Ela ainda disputará os 50m livre e os 100m livre, provas em que também busca manter o título de tricampeã mundial.
Brasil conquista mais medalhas
O primeiro dia de competição trouxe resultados expressivos para o país. Alessandra Oliveira, de apenas 17 anos, foi campeã mundial nos 100m peito da classe SB4, quebrando um recorde que já durava 11 anos. Outros destaques incluíram Patrícia Pereira, Thomaz Matera e Samuel Oliveira, que conquistaram medalhas de bronze em diferentes provas. O paulista Gabriel Bandeira também brilhou ao faturar a prata nos 200m livre da classe S14, atrás do britânico Ellard, novo recordista mundial.
Delegação brasileira em Singapura
A delegação do Brasil conta com 29 atletas, entre homens e mulheres de sete estados. O desempenho em Singapura é acompanhado de grandes expectativas, já que o país vem de uma forte campanha em 2023, quando conquistou 46 medalhas no Mundial de Manchester. O melhor desempenho até agora foi em 2022, na Ilha da Madeira, com 53 pódios.