Os portais G1 e Globo News destacaram, inclusive com matéria em vídeo, caso ocorrido na cidade de Parelhas, envolvendo o mutirão realizado, em 27 e 28 de setembro, que promoveu a cirurgia de catarata em 48 pacientes.
Uma idosa de 63 anos de idade perdeu a visão do olho esquerdo e pelo menos 15 pessoas tiveram uma infecção bacteriana após serem atendidas em mutirão para realização de cirurgias de catarata organizado pela prefeitura na cidade de Parelhas, na Região Seridó do Rio Grande do Norte.
As cirurgias aconteceram nos dias 27 e 28 de setembro na Maternidade Dr. Graciliano Lordão. Ao todo, segundo a prefeitura da cidade, 48 pessoas passaram pela cirurgia – 20 pessoas no dia 27 de setembro e 28 no dia seguinte.
Em nota, o Município afirmou que, “dos 20 pacientes atendidos na sexta-feira [dia 27], 15 apresentaram sintomas de endoftalmite, uma infecção ocular causada pela bactéria Enterobacter cloacae”.
A cabelereira Izabel Maria, de 63 anos, precisou fazer um procedimento chamado evisceração ocular – que consiste na retirada do conteúdo do globo ocular, mas preserva a esclera e os músculos extraoculares – no último dia 4 de outubro por conta de problemas causados após a infecção pela bactéria na cirurgia.