Voltado para a formação continuada de profissionais da educação básica buscando a promoção de mudanças no sistema educacional de ensino, o Curso de Extensão intitulado Formação de Educação em Direitos Humanos abre inscrições, que estarão disponíveis até esta segunda-feira, 05 de agosto. O curso acontece de forma semi-presencial, no auditório do Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (CERES) e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Este curso se insere nas ações previstas na política de educação em direitos humanos desenvolvida pela Coordenação de Políticas Educacionais em Direitos Humanos (CGDH) da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério de Educação (MEC).
A implementação nas escolas se dará por meio da formação de educadores, coordenadores pedagógicos e gestores da rede básica, concretizando as ações previstas no Plano Nacional de Educação em Direitos e nas Diretrizes de Educação em Direitos Humanos. Essa ação tem muita relevância no contexto atual brasileiro, principalmente pela forma negativa que se difundiu a compreensão de direitos humanos de forma depreciativa.
A expectativa é que os profissionais de educação possam contribuir, de maneira significativa, para que se realize no interior da escola um espaço capaz de promover uma cultura em Direitos Humanos pautada na defesa da democracia, da cultura de paz, no respeito à dignidade humana e na construção de uma cidadania ativa.
O curso é direcionado para profissionais da educação básica, como estagiários e contratados temporários da rede básica de ensino e está previsto para durar até o mês de dezembro. As inscrições estão disponíveis através do Sigaa.