Ceres realiza seminário sobre agroecologia e economia solidária

Nesta quarta-feira, dia 2, o Centro de Ensino Superior do Ceres (Ceres/UFRN) realiza o seminário Bem Viver, Agroecologia e Economia Solidária. Promovendo debates importantes acerca das contribuições da agroecologia para o fortalecimento da economia solidária, o evento é uma realização do Grupo de Pesquisa e Extensão Territórios do Semiárido (Semiar/Ceres), com colaboração da Cáritas Diocesana de Caicó e apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFRN). A ação é aberta a todos os interessados e acontece das 8h às 12h, no Centro Pastoral Dom Wagner, em Caicó.

A atividade discute práticas alternativas ao consumo e desenvolvimento capitalista, voltadas à economia solidária e sustentável, sendo apresentados novos caminhos que pensam e valorizam a vida social, orgânica, econômica e ambiental. A programação conta com a presença de Aline Maia, da Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte, e Thiago Valentim, da Associação Escola Família Agrícola Jaguaribana, ambos palestrantes.

Além disso, o encontro marca o final do curso Economia Solidária e Bem Viver no Semiárido, projeto de extensão realizado pelo Semiar durante os últimos três meses, voltado para mulheres agricultoras e artesãs. O seminário reforça a presença da economia solidária no Seridó e incentiva a comunidade acadêmica a participar do debate.

Para Leandro Cavalcante, coordenador do grupo Semiar, o evento oferece a oportunidade de compreender o impacto da economia sustentável no Seridó. “As práticas de agroecologia e economia solidária constituem a base de uma nova racionalidade de desenvolvimento, culturalmente enraizada e socialmente inclusiva. São especialmente relevantes para regiões como o Seridó Potiguar, onde atuam grupos de mulheres que trabalham com base nos princípios agroecológicos e da economia popular solidária”, conta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *