Comando do 3º Distrito Naval abre seleção para Oficiais temporários; RN tem vagas disponíveis

O Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN) abriu inscrições para o processo seletivo de Oficiais temporários da Marinha do Brasil. Ao todo, são 39 vagas destinadas a profissionais com formação superior que desejam atuar no Serviço Militar Voluntário em 2026. As oportunidades estão distribuídas entre Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet até o dia 8 de janeiro de 2026. Podem participar candidatos de ambos os sexos interessados em ocupar cargos temporários como Oficiais da Reserva de 2ª Classe (RM2). As vagas abrangem as áreas de Saúde, Apoio à Saúde, Técnica, Engenharia e Técnica-Magistério.

Como funciona o vínculo

Os aprovados ingressam inicialmente no posto de Guarda-Marinha e podem ter o contrato renovado anualmente por até oito anos — sem gerar estabilidade. Caso permaneçam por esse período máximo, podem chegar ao posto de Capitão-Tenente.

Etapas da seleção

O processo seletivo possui sete fases. A primeira é uma prova objetiva com 40 questões de Língua Portuguesa, de caráter eliminatório e classificatório. Em seguida, os candidatos passam por:
•    análise de títulos;
•    verificação de dados biográficos;
•    verificação documental;
•    inspeção de saúde;
•    teste de aptidão física;
•    e, por fim, designação para incorporação.

A Marinha reforça que mais informações sobre as vagas e as etapas podem ser acompanhadas nos canais oficiais do Comando do 3º Distrito Naval.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *