Complexo Turístico da Redinha recebe nome da ex-governadora Wilma de Faria

O novo Complexo Turístico da Redinha, em Natal, passa a se chamar Governadora Wilma de Faria. A denominação foi oficializada pelo prefeito Paulinho Freire (União Brasil) e publicada no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (5).

A proposta foi apresentada pelo vereador Aldo Clemente (PSDB) e aprovada pela Câmara Municipal em agosto. Para o parlamentar, a medida apoiará a importância da ex-governadora no desenvolvimento da capital.

A homenagem ao líder potiguar chegou a ser debatida em outra ocasião, quando foi sugerida a troca do nome da Ponte Newton Navarro para o de Wilma de Faria. A ideia foi rejeitada pela Comissão de Justiça da Câmara, após críticas de parlamentares e de setores da sociedade. Uma das vozes convidadas foi a deputada estadual Eudiane Macedo (PV), que classificou a mudança como desrespeitosa, inclusive pelo fato de a ponte já homenagear Newton Navarro — artista potiguar escolhido pela própria Wilma para batizar a obra.

Navarro (1928–1991) foi poeta, dramaturgo e pintor natalense. Suas obras retrataram cenários típicos da cidade, como a Redinha, a Ribeira, Santos Reis e o rio Potengi, além da vida dos pescadores locais.

Quem foi Wilma de Faria

Wilma de Faria iniciou sua trajetória política em 1986, ao ser eleita deputada federal. Dois anos depois, assumiu a Prefeitura de Natal pela primeira vez. Voltaria ao cargo em 1996 e seria reeleita em 2000.

Em 2002, renunciou à prefeitura para disputar o Governo do Estado, tornando-se a primeira mulher a comandar o Rio Grande do Norte. Reeleita em 2006, governada até 2010.

Após a gestão estadual, disputou o Senado em 2010, foi eleito vice-prefeita de Natal em 2012 e voltou a concorrer ao Senado em 2014, sem sucesso. Dois anos depois, deixou o PSB, assumiu a presidência do PTdoB e elegeu-se vereadora de Natal, cargo que ocupava quando faleceu em junho de 2017, aos 72 anos, vítima de falência múltipla de órgãos após enfrentar câncer no sistema digestivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *