O Cebraspe, organizador do concurso, publicou nesta sexta-feira, 29, o resultado final das provas objetivas e o provisório da prova discursiva.
Os candidatos poderão ter acesso à imagem da prova discursiva e aos espelhos de avaliação, além de interpor recurso contra o resultado provisório no período das 10h do dia 1º às 18h do dia 2 de setembro, no site da banca.
Já as justificativas de alteração ou anulação dos gabaritos das provas objetivas estarão à disposição dos candidatos a partir do dia 5 de setembro.
Segundo o edital do concurso para o Tribunal de Contas da União, apenas os 290 candidatos mais bem classificados nas provas objetivas tiveram as discursivas corrigidas, respeitando a seguinte ordem:
- ampla concorrência: 130 correções;
- pessoas pretas e pardas: 131 correções; e
- pessoas com deficiência: 29 correções.
O resultado final da prova discursiva e as convocações para a avaliação biopsicossocial e o procedimento de heteroidentificação serão publicados no dia 19 de setembro.
As provas do concurso para técnico do TCU foram aplicadas no dia 3 de agosto. Dos 41.393 inscritos para o cargo, 21.441 faltaram, representando uma abstenção de 51,80%.
Com aplicação apenas em Brasília, no Distrito Federal, o número de faltosos nas provas do TCU ficou acima do registrado em concursos recentes de tribunais.
Para o Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, por exemplo, as provas do concurso TRT RJ tiveram 40,41% de abstenção para técnico judiciário. Já o concurso TSE Unificado teve 46,10% de faltosos.