COP30: Brasil lança Plano Nacional de Arborização Urbana para tornar cidades mais verdes

O debate sobre o futuro das cidades ganha força na Conferência do Clima COP30, e o Brasil anuncia um Plano Nacional de Arborização Urbana para tornar as cidades mais verdes. Repensar o modelo urbano tem sido um tema recorrente na COP30, especialmente a discussão sobre a redução das emissões no setor de transporte.

Durante o painel “Coalizão dos Transportes”, uma aliança que reúne mais de 120 entidades, foi debatida a meta de reduzir em até 70% as emissões do setor até 2050. O transporte representa a maior parte das emissões nas áreas urbanas, onde 87% dos brasileiros estão concentrados.

Para um representante da Motiva, “repensar a mobilidade urbana é parte fundamental da gente repensar a nossa cultura, da gente repensar nossas cidades, a gente repensar nossa dinâmica de vida”.

Plano Nacional de Arborização Urbana

O Brasil anunciou na conferência um plano para aumentar a arborização em áreas urbanas. O Plano Nacional de Arborização Urbana tem como meta elevar de 45% para 65% o número de moradores que vivem em áreas com pelo menos três árvores no entorno de suas casas. A iniciativa prevê a expansão de 360 mil hectares de áreas verdes nas cidades até 2045.

O pesquisador brasileiro Dr. Carlos Nobre destaca as vantagens da arborização, ressaltando que a presença de muitas árvores remove de 20% a 30% dos poluentes, melhorando a qualidade do ar. Outro benefício é a queda de temperatura, que pode ser de 5 a 6 graus a menos. Além disso, as árvores aumentam a capacidade de absorção da água da chuva.

O Dr. Carlos Nobre também enfatiza a importância da arborização como medida de saúde pública, alertando que em eventos climáticos extremos, as ondas de calor são o que mais leva à morte, mais do que as chuvas que causam inundações ou deslizamentos. Segundo ele, a presença de muitas árvores vai melhorar a qualidade ambiental de todas as cidades brasileiras.

Belém, capital paraense e sede da COP30, está entre as cidades com menor arborização. De acordo com um levantamento do IBGE, a cidade é a sexta capital com menos árvores no perímetro urbano. Apenas 44% da população de Belém tem ao menos uma árvore no entorno de casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *