O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) abriu, nesta quinta-feira (18), a Semana Nacional de Trânsito 2025 (SNT) com atividades educativas voltadas aos estudantes da Escola Municipal Maria do Carmo Gomes, em Bento Fernandes. A ação contemplou dezenas de alunos por meio de palestras e dinâmicas lúdicas desenvolvidas pelo Teatro Educativo do Detran/RN.
A programação contou com apresentações musicais cujas letras transmitiam mensagens de segurança, respeito e cuidado no trânsito. Além disso, os estudantes participaram de brincadeiras conduzidas pelos palhaços do Teatro Educativo, que de forma interativa abordaram condutas de transformação social capazes de contribuir para um tráfego mais cidadão, sem sinistros e sem mortes.
O subcoordenador de Educação para o Trânsito do Detran/RN, Hamurab Figueiredo, destacou que a escolha pelo interior do estado para a abertura da campanha foi estratégica. “Fomos todos muito bem recebidos pela comunidade escolar e pudemos falar sobre segurança no trânsito com uma linguagem lúdica, envolvendo alunos e professores”, afirmou.
A programação da Semana Nacional de Trânsito promovida pelo Detran/RN continua neste sábado (20), com atividades na Escola Estadual de Educação Integral Café Filho, no bairro das Rocas, em Natal.
Na segunda-feira (22), a equipe da Subcoordenadoria de Educação para o Trânsito realizará intervenções educativas voltadas a motociclistas de aplicativo, durante o treinamento de direção consciente promovido na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Natal. Outras ações estão previstas ao longo da semana.
Semana Nacional de Trânsito
A Semana Nacional de Trânsito 2025 tem como tema: “Desacelere, Seu Bem Maior é a Vida”. Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), instituído pela Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, a SNT está definida no artigo 326, que estabelece a realização anual da campanha no período de 18 a 25 de setembro. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre os altos índices de sinistros e mortes no trânsito.
Desde sua criação, a campanha evoluiu com novos temas e abordagens, mantendo o foco na preservação da vida. Em 2025, a escolha do tema busca alertar sobre os riscos do excesso de velocidade, um dos principais fatores de acidentes. A iniciativa pretende sensibilizar motoristas, motociclistas, pedestres e toda a sociedade para a importância da adoção de atitudes responsáveis no trânsito.