Com foco na troca de experiências e no fortalecimento das políticas de mobilidade e segurança viária, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) participa do Congresso Nacional de Trânsito e Mobilidade, promovido pela Associação Nacional dos Detrans (AND), nos dias 17, 18 e 19 no Serra Park, em Gramado (RS). Além do diretor-geral Jonielson Oliveira, o Detran/RN está representado pelos servidores Isac Queiroz, Daiane Strine, Izabelle Costa, Ana Maria Xavier, Rayssa Souza e Geane Costa.
O Congresso Nacional de Trânsito e Mobilidade finaliza as reuniões da Associação Nacional dos Detrans se consolidando como um dos principais fóruns de debate sobre segurança e mobilidade do país. Para o diretor do Detran, Jonielson Oliveira, o Congresso de Mobilidade oferece uma oportunidade para conhecer iniciativas bem-sucedidas e construir caminhos para uma cooperação nacional em temas que são essenciais para as definições de políticas públicas do trânsito, na perspectiva norteadora de todos os entes, que é salvar vidas.
O primeiro dia do Congresso Nacional de Trânsito e Mobilidade, na segunda-feira (17), contou com dez fóruns técnicos na programação, com debates sobre educação, leilão, fiscalização, sinistro de trânsito, tecnologia, comunicação, habilitação, jurídico, lei seca e veículos, bem como uma reunião do FOCOTRAN, o Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito.
Ao longo da programação do Congresso, na terça (18) e quarta (19), a equipe de servidores do Detran/RN ainda participou de debates importantes como o novo marco legal da mobilidade urbana, o combate a fraudes e clonagem de placas, a reciclagem e reaproveitamento de peças veiculares para fins de sustentabilidade, o uso de dados para a segurança no trânsito e pontos essenciais da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), avanços tecnológicos da vistoria veicular e gestão de vias, inovações na gestão de políticas públicas, como a CNH Social, novas tecnologias na gestão de vias.
