Os professores do Rio Grande do Norte foram homenageados na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (6), em uma sessão solene proposta pelo deputado Francisco do PT, que também é professor. O evento compartilhado com os demais parlamentares homenageou educadores que fizeram e fazem história na educação do estado.
Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo estava na lista dos homenageados. A homenagem póstuma foi proposta por Francisco do PT, que foi professor do Colégio Diocesano Seridoense quando padre Tércio era o diretor.
“Sou muito grato por tudo que Padre Tércio fez por mim enquanto profissional da educação, pelos conselhos, pelo apoio, pelo tempo que trabalhei no Diocesano. Sempre tive muita vontade de retribuir tudo isso através de algum gesto”, justificou o deputado estadual.
Além do Diocesano, Padre Tércio foi professor em diversas escolas, na UFRN e foi conselheiro de educação do RN.
Na solenidade de hoje, padre Tércio foi representado pelo padre José Mário, pároco de Serra Negra do Norte e um dos coordenadores do Memorial Padre Tércio.
“Hoje rendemos homenagens aos mestres e mestras desse Estado. Ser professor não é apenas ensinar, mas inspirar e transformar vidas, fazendo a diferença em cada estudante que passa em suas mãos. Tenho o privilégio de conhecer os desafios dessa missão que me inspira em trabalhar por dias melhores para o meu RN”, discursou Francisco.
Celebrado no dia 15 de outubro, o Dia do Professor enaltece a profissão que, nas palavras de Francisco do PT, é, “se não a mais, uma das mais importantes da sociedade”.