05 de agosto é o Dia Nacional da Vigilância Sanitária. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz, nome importante da história da vigilância sanitária no Brasil. A Lei 13.098, de 27 de janeiro de 2015, estabeleceu o dia 5 de agosto como o Dia Nacional da Vigilância Sanitária.
A Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte (SUVISA/RN), foi regulamentada como órgão integrante da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), através do Decreto 8.445, de 21 de julho de 1982. A partir de 1995, com o processo de descentralização, a então Coordenadoria de Vigilância Sanitária (COVISA) passou a integrar a Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS), hoje chamada de Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS), com o objetivo de coordenar e supervisionar as ações de vigilância sanitária no estado.
A SUVISA/RN atua nas áreas de Alimentos, Produtos e Serviços de Saúde que trabalham para proteger a saúde da população. Também conta com os setores de Protocolo, Assessoria Técnica e Arquitetura. Dentro das suas atribuições, a SUVISA/RN fiscaliza a manipulação dos produtos armazenados, transportados e oferecidos ao consumidor, como as refeições e as bebidas disponibilizadas nos restaurantes e os alimentos vendidos nos mercados. A forma de produção, armazenamento e transporte dos produtos de beleza, limpeza e higiene, medicamentos, produção industrial e agrícola, lazer e educação e conveniência integram as atividades da vigilância sanitária.
A SUVISA/RN atua em todo o Rio Grande do Norte, onde estão implantadas as VISAs municipais que fiscalizam bares, supermercados, feiras livres, ambulantes e outros estabelecimentos, com o objetivo de evitar doenças que possam acontecer por falta de higiene, água, alimentos contaminados e por animais soltos nas ruas, garantindo assim uma melhor qualidade de vida para o cidadão.