A Diocese de Caicó está nos últimos preparativos para a posse de seu oitavo bispo, Dom Antônio Ranis Rosendo dos Santos, C.Ss.R. Para agilizar os trabalhos, a Comissão Central da Posse organizou subcomissões que atuarão até o dia 14 de junho de 2025, data em que Dom Antônio iniciará seu ministério episcopal no Seridó.
O administrador diocesano, padre Edson Medeiros de Araújo, ressaltou o esforço realizado. “Nossa Comissão Central é composta por padres, diáconos e leigos, organizados em quatro subcomissões para garantir o cumprimento do planejamento. Queremos que a comunidade também se prepare espiritualmente para acolher nosso oitavo bispo diocesano”, afirmou.
De acordo com o padre Emanuel Medeiros de Araújo, mestre de cerimônias diocesano e membro da subcomissão de Liturgia, a celebração será realizada em três etapas: “Primeiro, acolheremos Dom Antônio no Santuário do Rosário, de onde sairemos em procissão. Chegando à Catedral, os bispos terão um momento de oração diante do Santíssimo Sacramento. Em seguida, Dom Antônio se preparará para a celebração da missa.”
O arquiteto Henrique Belisio, que integra a subcomissão de Logística, explicou que a estrutura do evento incluirá um palco para a celebração e cadeiras para acomodar os fiéis e as autoridades presentes. “Toda a estrutura será montada ao redor da Catedral, garantindo que não haja interferências visuais,” destacou. Ele ainda acrescentou: “A Prefeitura de Caicó confirmou apoio na infraestrutura do evento. Esperamos receber cerca de três mil pessoas,” complementou o diácono Aerinylson Moreira.
Por fim, Joanderson Natanel, coordenador da subcomissão de Comunicação, ressaltou o papel das PASCOMs na divulgação do evento. “Nossa equipe fará uma comunicação integrada, com a produção de programetes para rádio e atualizações no canal oficial da Diocese de Caicó no Instagram. Esse trabalho começará nos próximos dias,” concluiu. Completando o quadro de subcomissões, Dalva Dantas coordena Secretaria, Recepção e Acolhida.