Em cerimônia realizada na tarde deste sábado (29), na Catedral do Sagrado Coração de Jesus e Cristo Rei, Dom Antonio Carlos Cruz Santos tomou posse como nono bispo da Diocese de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Ele sucedeu a Dom Francisco José Canindé Palhano, responsável por dirigir a igreja local nos últimos seis anos.
Dom Antônio, de 62 anos, passou uma década como bispo de Caicó, cidade citada pelo sacerdote durante o seu discurso de posse canônica. “O amor de Deus tem nome, e chama-se: misericórdia. Por isso, tem lugar para todos na igreja”, afirmou em coletiva de imprensa na sexta-feira (28).
A solenidade foi acompanhada por caravanas potiguares e pernambucanas acompanharam a cerimônia. Seguindo o exemplo da capital do Seridó potiguar, ele afirmou chegar a Petrolina com poucas informações da realidade local. O novo pastor da comunidade católica petrolinense pretende aproveitar o primeiro semestre do bispado para conhecer toda a diocese, não apenas visitando, mas celebrando nas comunidades.
Com três rios em seu brasão episcopal, um representando o Rio de Janeiro, outro o Rio Potengi, que nasce no Rio Grande do Norte, e o Rio São Francisco, esse último escolhido para representar as origens ribeirinhas do religioso, que é filho de pais nascidos em Penedo, Alagoas, onde foi batizado e crismado. Dom Antônio vê a nomeação para Petrolina como “um sinal de Deus”.