Enquanto os reservatórios transbordam por aí, em Caicó o Açude Itans não sai do volume morto

O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, DNOCS, informou nesta segunda-feira, 1º de abril de 2024, que o Açude Itans em Caicó, recebeu águas das chuvas, mas não saiu do chamado volume morto, termo utilizado para as águas abaixo do nível de captação, espécie de ‘poupança’ para ser usada em caso de emergência.

O Itans comporta até 75,8 milhões de metros cúbicos de água.

Hoje, o DNOCS informou que o açude está com menos de 1 milhão: 770 mil 843 m3, em termos percentuais 1,01% de sua capacidade total.

A última sangria do Açude Itans foi em 2009, há 15 anos.

A cidade não é mais abastecida pelo Itans, isso deixou de acontecer há 16 anos. Em 2016, a água foi utilizada por pouco tempo, mas depois a cidade voltou a ser abastecida pela adutora que vem de Jardim de Piranhas.

Segundo informações recebidas pelo blog, existem mais de mil ‘barramentos’ no leito do Rio Barra Nova, que traz água para o Itans.

FOTO: @dronecaicoense

10 thoughts on “Enquanto os reservatórios transbordam por aí, em Caicó o Açude Itans não sai do volume morto

      1. Eu só não consigo entender porque não já se pensou em novas fontes de captação de água para o Itans, por exemplo a construção de um canal ligando o Rio Seridó, abaixo da passagem das traíras, para o Itans

    1. Essa gestão do DNOCS e um desastre para Caicó.essa polícia do meio ambiente não fiscaliza nada deixando os interesses privados acima do interesse público

  1. Pq o governo permitiu que houvesse tantos barramentos por onde o Itans recebesse água pra poder encher o açude que é de suma importância pra região pra Caico e tantos outros açudes que dependiam da sua sangria ? Realmente parece uma falta de uma política voltada pra região . Aonde estão os políticos que tantos são eleitos a cada 4 anos? Já está passando da hora da Bela Caico se unir em prol de um movimento que poderia ser chamado: ACORDA CAICO vamos salvar o Itans. Cadê o brilho desse povo?

  2. O meu comentário fou comedido. Não faltei com respeito nem agredi ninguem. Só fiz indagações sobre os descasos da situação que se encontra o Itans. Chamar a população pra reclamar sobre a situação que se encontra o açude não fui agressivo a ninguém. Porém que ele precisa ser revitalizado isso precisa. Acho que esse é um canal para podermos expressar nossa opinião.

  3. O Itans é um cartão postal pra Caico. Qtos fins de semana que era a diversão da cidade irmos fazer um churrasco a beira desse açude e tomar àquele banho etc etc. Acho que só mesmo os mais nostálgicos lembram-se disso. Vamos em frente

  4. Se sabem que existem essas 1000 barragens no leito a montante do açude Itans, porque nenhuma providência é tomada? Eu mesmo respondo, é provável que essas barragens sejam em terras de “políticos sebosos” da própria região que preferem ver o povo e o próprio açude Itans sem uma gotinha de água. Uma vergonha pra própria administração municipal que não fiscalização essa situação

  5. Meu avô e os filhos moravam em um sítio chamado Riacho da Espingarda. Meu pai dizia que, quando o Itans ficou pronto, a maior parte foi desapropriada para criar uma faixa de terra do governo, junto ao açude. Todos então se mudaram para a Malhada da Areia, em Jardim do Seridó..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *