O Ministério da Educação (MEC) destaca os cinco projetos mais curtidos no aplicativo Clique Escola até o mês de julho. A plataforma gratuita aproxima escolas públicas de suas comunidades e valoriza práticas pedagógicas que promovem inovação, inclusão e colaboração.
Para o coordenador-geral de Formação de Gestores e Técnicos da Educação Básica do MEC, Roberto Junior, essa é uma oportunidade de destacar toda a criatividade que existe nas redes públicas de ensino. “Esses projetos mostram o quanto a escola pública é potente, criativa e comprometida com o aprendizado. O Clique Escola é uma vitrine dessas ações e de todo o esforço coletivo por uma educação de qualidade”, afirma.
As iniciativas selecionadas foram as mais votadas em suas regiões até 31 de julho e mostram como professores, estudantes e diretores escolares desenvolvem experiências educativas criativas e transformadoras.
Região Sul – O projeto Leitura Viajante, da Escola Básica Municipal Vila Real, em Chapecó (SC), leva histórias produzidas por alunos do 1º ano para dentro dos ônibus da cidade. Textos inspirados no conto da Dona Baratinha são fixados nos veículos, com QR Code para acesso completo. A iniciativa foi viabilizada em parceria com uma empresa de transporte público da cidade e emocionou os próprios estudantes ao verem seus textos circulando pelas ruas de Chapecó.
“Queríamos mostrar para a comunidade que as nossas crianças estavam alfabetizadas. Entrei em contato com uma empresa de autoviação e concordaram em colocar os QR Codes nos ônibus. Recebemos elogios de passageiros que nos conheciam e puderam ler os textos das crianças”, relata a diretora Rosenilda Dias.
Região Centro-Oeste – A Escola Classe 18 do Gama, no Distrito Federal, desenvolve o projeto Movimento de Educação Transformadora e Antirracista (Meta), que inclui a história e as culturas afro-brasileiras e indígenas nos projetos pedagógicos, conforme as Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08. A proposta integra literatura, arte e letramento racial, valorizando identidades e promovendo diversidade.