Exposição homenageia centenário de José Braz Filho e Adaltiva Pires em Acari

Como parte da programação da Festa de Nossa Senhora da Guia, será inaugurada, no dia 13 de agosto às 20h30, no Prédio Anexo do Museu Histórico de Acari, a exposição ” Centenário de José Braz Filho e Adaltiva Pires. A mostra é uma iniciativa voltada à preservação e valorização da memória de um casal que marcou a história política, social e afetiva do município seridoense ao longo do século XX.

Com curadoria de Cícero Araújo e Adriano Campelo — este último também diretor do museu e responsável pela organização geral da exposição —, a mostra é composta por documentos, fotografias, objetos e testemunhos que resgatam diferentes dimensões da trajetória de José Braz Filho (1925-1996), ex-prefeito de Acari, e de sua esposa Adaltiva Pires (1925-2020), reconhecida por sua atuação como mãe, avó, amiga e fiel companheira.

A exposição está dividida em quatro eixos temáticos: “Vida privada”, que aborda a vida conjugal do casal e seu cotidiano familiar; “Vaquejada”, que destaca a atuação de José Braz no campo das tradições equestres do Seridó; “Mãe, mulher e amiga”, dedicado à memória afetiva e social de Adaltiva; e “Vida pública e política”, que revisita a trajetória administrativa e o legado político de José Braz no comando do Executivo acariense.

Resultado de uma pesquisa documental e iconográfica conduzida por Cícero Araújo e Adriano Campelo, a mostra articula história, afetividade e memória pública, promovendo uma reflexão sobre os modos de vida, os valores e as transformações sociais do Seridó ao longo do século passado.

A visitação é gratuita e estará aberta ao público até o final da Festa da Padroeira, integrando o calendário cultural do município. A realização conta com apoio total de Leonardo Braz Braz, de colaboradores e do Museu Histórico de Acari.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *