Família autoriza doação de órgãos de jovem e salva vidas no RN e Ceará

Uma jovem de 22 anos, vítima de atropelamento, teve seus órgãos doados após a família autorizar o procedimento no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. A captação ocorreu na última segunda-feira (30). O fígado da doadora foi transportado para o Ceará, com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, enquanto os rins e as córneas permaneceram no Rio Grande do Norte para transplantes locais.

A Organização de Procura de Órgãos (OPO), localizada no próprio Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e vinculada a Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), foi responsável pela coordenação de todo o processo. A OPO faz parte de um plano nacional para o incremento de doações no estado e conta com uma equipe multidisciplinar formada por sete enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem, um assistente social e uma médica auxiliar, sob a coordenação médica de Suzelle Oliveira.

Segundo a coordenadora, o processo de doação de órgãos tem início ainda durante a piora clínica do paciente, quando a equipe da OPO realiza o acolhimento da família e intermedia a comunicação sobre a possibilidade de doação. “A nossa abordagem não é para pedir, mas para facilitar o entendimento da família sobre o caminho da doação. A decisão final é sempre dos familiares”, explicou Suzelle. Após a assinatura do termo de doação, a equipe da OPO corre contra o tempo para liberar o corpo para a família, com a meta de finalizar todo o processo em até 24 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *