A interiorização das ações científicas, tecnológicas e de inovação foi o foco da agenda cumprida pela Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (Fapern) nesta sexta-feira (04), em Mossoró. A agenda foi cumprida pelo diretor-presidente Gilton Sampaio, que realizou visitas institucionais e reuniões técnicas, inclusive com a revisão do primeiro edital do Programa Mais Cultura Científica, previsto para ser lançado em agosto.
A programação começou na sede da 12ª Direc, onde funciona o polo descentralizado da Fapern e o Eixo 2 de Ciência na Educação Básica do Programa Estratégico de Pesquisa Aplicada em Ambientes Inovadores do RN (PROPIN). Durante o encontro com a equipe técnica local e a coordenação do Eixo, foram discutidos os últimos ajustes do edital que dará início à implantação do programa em escolas da rede pública estadual.
Foto: Shemilla Paiva
Para a professora Ana Moraes, coordenadora do Eixo, o programa vai conectar ciência e educação básica. “A nossa equipe está muito feliz e motivada a executar esse programa importante para a promoção da cultura científica no ambiente escolar, visando o fortalecimento do vínculo entre ciência, educação básica e sociedade”, afirmou.
O Programa Mais Cultura Científica é uma iniciativa estratégica da Fapern aprovada no último dia 24 de junho, com duração prevista de até 48 meses e execução em dez fases. A proposta inclui a publicação de editais, seleção de coordenações regionais e realização de feiras de ciências, com financiamento do Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDET). Parcerias com instituições públicas e privadas também estão previstas para ampliar o alcance da ação.
A visita a Mossoró também foi importante para a articulação da Fundação com instituições de ensino superior. Na reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a agenda foi para discutir convênios e projetos.
O diretor-presidente classificou a agenda em Mossoró como estratégica e produtiva. Ele destacou que os encontros permitiram avanços concretos na consolidação de parcerias e no planejamento de ações voltadas à difusão científica nos municípios. “Foi um dia muito produtivo, com encaminhamentos importantes para ampliar a presença da ciência no cotidiano das escolas e aprofundar parcerias institucionais. A interiorização não é apenas uma diretriz da gestão, mas uma prática que valoriza os saberes locais e fortalece a conexão entre ciência, educação e sociedade”, afirmou.
A equipe da Fapern seguirá, nas próximas semanas, com uma série de visitas técnicas a outros polos territoriais da Fapern.