Fapern apoia: Museu da UFRN realiza exposição em Macau e Monte das Gameleiras

O Museu de Ciências Morfológicas (MCM), integrante do projeto de popularização da Ciência da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (Fapern), levou suas atividades de divulgação científica aos municípios de Macau, no distrito de Diogo Lopes, e Monte das Gameleiras. A ação, que ocorre em parceria com o Trilhas Potiguares da UFRN, integra o projeto “Museu de Ciências Morfológicas: levando ciência ao RN”, aprovado na chamada 28/2024 da Fapern.

As atividades ocorreram em Diogo Lopes no dia 28 de julho e seguem acontecendo, nesta semana, em Monte das Gameleiras. A proposta é aproximar a ciência da população por meio de exposições interativas sobre Anatomia Humana, Anatomia Animal Comparada e Fauna Marinha, além da aplicação de jogos didáticos com foco em educação ambiental.

Foto: Cedida

Realizadas em espaços públicos como ginásios e praças, as ações do MCM têm como público predominante estudantes de escolas municipais, mas também atraem de forma significativa a comunidade local, que participa ativamente das atividades.

O projeto busca despertar a curiosidade científica em crianças e adolescentes, promovendo o entendimento sobre a importância da preservação ambiental e da valorização do conhecimento. A programação inclui a exposição de animais da fauna marinha e terrestre do acervo do MCM, além de jogos educativos voltados à conservação da natureza.

Para a professora Simone Gavilan, do Departamento de Morfologia e diretora do Museu de Ciências Morfológicas, a iniciativa amplia o alcance das ações do museu e promove impactos concretos na formação de novas gerações. “Realizar essas itinerâncias em localidades afastadas dos centros urbanos é essencial para democratizar o acesso ao conhecimento científico. O financiamento da Fapern tem sido fundamental, pois permitiu expandirmos o número de ações, alcançando um público infantojuvenil diverso e incentivando a consciência ambiental desde cedo”, afirmou Simone.

Dando continuidade ao compromisso de levar ciência, educação e preservação ambiental a todo o estado, as próximas ações do projeto estão previstas para o mês de setembro, nos municípios de São Miguel do Gostoso e Touros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *