A Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern) e a Junta Comercial do Rio Grande do Norte (Jucern) se reuniram na manhã desta segunda-feira (25) para alinhar os termos do Acordo de Cooperação Técnica que será firmado entre as instituições.
O encontro contou com a presença do presidente da Jucern, Carlos Augusto de Paiva Maia, do secretário-geral, Denys de Miranda, e do diretor-presidente da Fapern, Gilton Sampaio, de forma virtual, além da participação de diretores e equipe técnica da Fundação.
A parceria tem como objetivo potencializar a modernização, o crescimento e a valorização da gestão da Jucern, por meio da realização de pesquisas a partir da base de dados da Junta.
O mapeamento dessas informações será fundamental para compreender a dinâmica do setor privado no Rio Grande do Norte. Os estudos permitirão identificar quais segmentos produtivos estão em expansão, quais enfrentam retração e em quais regiões essas movimentações ocorrem.
“A utilização da base de dados da Jucern vai possibilitar um diagnóstico preciso sobre a realidade econômica do RN. Essa será uma ferramenta estratégica para o planejamento do desenvolvimento regional, permitindo que gestores públicos possam pensar em como atrair maiores investimentos para diferentes territórios da cidadania no estado”, destacou a coordenadora do Programa Estratégico de Pesquisa Aplicada em Ambientes Inovadores do RN (Propin), Rebeca Marota.