Fapern lança primeiro edital do Semiárido Mais Científico em Mossoró

A Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (Fapern) lançou nesta sexta-feira (29) o primeiro edital do Programa Semiárido Mais Científico. O edital 16/2025 foi apresentado no final da tarde durante visita do Ministro da Educação, Camilo Santana ao campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Mossoró. A programação contou ainda com a presença da governadora Fátima Bezerra, o Reitor da Ufersa Rodrigo Codes, além de professores, pesquisadores e alunos da instituição.

O diretor-presidente em exercício da Fapern, Ricardo Melo, destacou a relevância do programa, que tem o primeiro edital publicado. “Essa iniciativa fortalece a política que a Fapern vem executando para a redução de assimetrias territoriais e a ampliação da descentralização do investimento em ciência e tecnologia, numa perspectiva de desenvolvimento ambiental, social e econômico do Estado”.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, ressaltou o caráter transformador da iniciativa. “O edital da Fapern junto com a UFERSA é para oportunizar que os jovens possam adquirir suas bolsas, desenvolver suas pesquisas e contribuir com o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte, do Nordeste e do Brasil”, destacou Fátima.

Acompanhado de Fátima, Ricardo e do ministro Camilo, o reitor da UFERSA, professor Rodrigo Codes, também celebrou o lançamento do edital. “São quase 11 milhões, teremos recursos para bolsas de iniciação científica que atendem aos programas de pós-graduação, à inovação e ao empreendedorismo na universidade. São recursos importantes que teremos ao longo dos próximos anos”, explicou Codes.

O Edital nº 16/2025 torna público o processo de seleção de pesquisadores(as) para compor a equipe de Coordenação Técnica Geral do programa, que atuará em quatro regiões do semiárido potiguar: Assú-Mossoró, Sertão do Apodi, Sertão Central Cabugi e Litoral Norte e Alto Oeste, onde estão localizados os campi da UFERSA.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFERSA, Liana Nobre, reforçou a amplitude do programa. “Estamos muito felizes com o lançamento do edital que se volta para quatro eixos: fortalecimento da pós-graduação, pesquisa, com bolsas de iniciação científica, inovação e divulgação e popularização da ciência e da cultura na nossa universidade. É um edital amplo, que abre diversas oportunidades para pesquisadores e estudantes”, completou Liana.

O edital publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) oferece 11 bolsas, com valores entre R$ 2.000,00 e R$ 7.300,00.

As inscrições estarão abertas de 5 a 19 de setembro de 2025, conforme orientações no site da Fapern (www.fapern.rn.gov.br).

A Fapern acompanhou ainda  a visita do ministro à Ufersa, que conheceu o Centro de Engenharias, e o bloco de Medicina. Em seguida, participaram da Assembleia Universitária, solenidade alusiva aos 20 anos da universidade.

Um estande com a exposição do Programa Semiárido mais Científico foi montado no espaço do evento, como estratégia de apresentação do edital recém lançado.

Em seus discursos durante a Assembleia Universitária, tanto a governadora como o reitor destacaram a relevância dessa parceria entre a Ufersa e o Governo do Estado, através da Fapern, para fortalecer a instituição e contribuir com a redução de assimetrias regionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *