Ao entardecer desta quarta-feira, 16 de julho, o olhar do povo seridoense esteve voltado para Caicó, com a chegada dos peregrinos de Sant’Ana, vindos de Currais Novos. Eles vem caminhando, na Caravana Ilton Pacheco, que está na sua 26ª edição, no grupo Caminhos de Sant’Ana, do Team da Serra, ou em grupos de ciclistas.
A chegada no Estádio Marizão, contou com presença de autoridades do município, e ao lado do Mercado Público, houve concentração das imagens que visitaram as residências na zona urbana e rural. Também ontem, houve a chegada da caravana do Sítio Ourives e Distrito Palma, que partiram da zona rural ao amanhecer, com destino a Catedral de Sant’Ana, com mais de 100 peregrinos, guiados pela devoção que atravessa gerações. Eles foram recepcionados pelo Pároco Jerônimo Batista e receberam a benção, na Catedral de Sant’Ana, pela manhã.
Pelas ruas de Caicó, os caicoenses aguardavam nas calçadas a passagem dos peregrinos, que são acompanhados pelo Hino do Peregrino de Sant’Ana, de autoria de Padre Gleiber Dantas, e recepcionados no Arco do Triunfo, pela centenária Banda de Música Recreio Caicoense.
A emoção dos peregrinos traduz o afeto dos netos de Sant’Ana, que chegam de toda parte, trazendo na bagagem o cansaço da caminhada, a fé e a esperança. A culminância é a Santa Missa, que foi presidida pelo Bispo Diocesano de Caicó, Dom Antônio Ranis, que neste ano vivencia pela primeira vez, os festejos de Sant’Ana, em Caicó RN.
Nesse clima de devoção e celebração, acontece a Festa dos Doces, que há 15 anos integra os festejos; com as vovós da Paróquia de Sant’Ana, sendo protagonistas. São delas, as mãos que carregam histórias, e transformam ingredientes regionais, em delícias, carregadas de afeto: tortas, cocadas, suspiros, brigadeiros, bolo da noiva e tantos outros doces tradicionais, que têm o sabor da memória e do colo de avó. A Festa dos Doces é um gesto de amor coletivo, sendo cada receita, uma oferta de ternura, e uma extensão da acolhida de Sant’Ana aos peregrinos.
Nesta quinta-feira, 17 de julho, acontece abertura oficial da Festa de Sant’Ana, de Caicó.
Fonte PASCOM