Feno subsidiado atende a criadores do RN mantendo rebanho no período da estiagem

Como política do Governo do Rio Grande do Norte para fortalecer a pecuária, a venda do feno subsidiado a produtores de leite é de grande importância, principalmente no período da estiagem, como complemento da alimentação dos animais. A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, por meio da Emparn, é responsável pela produção, fazendo o feno chegar aos produtores por meio dos escritórios regionais da Emater.

Este ano a Emparn já produziu cerca de 13 mil fardos de feno e a distribuição atendeu a 954 produtores cadastrados na Emater em 14 municípios nas regionais de Santa Cruz, Caicó, Assu e Currais Novos. No total, até o mês de agosto foram entregues 9.540 fardos, ao custo de R$14,00 em compra direta ou a R$12,00 no caso de compra via associações.

O público prioritário deste programa é de agricultores familiares produtores de leite, que sejam fornecedores do Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) Leite e do Programa Leite Potiguar. Em caso de sobra, o feno pode ser comercializado para os demais produtores de leite da região.

Esta medida é uma forma de ajudar a manter o rebanho e garantir a produção do leite, sendo uma fonte segura de alimento, segundo a Emparn, com nutrientes necessários à vida dos animais. Os produtores rurais mantêm a economia ativa e sua subsistência.

O cadastro de pedido do feno a preços acessíveis é feito nos escritórios regionais da Emater. Após o pagamento, a Emparn faz a entrega aos criadores e este ano 14 municípios já receberam o produto: Japi, São Bento do Trairi, Santa Cruz, Lajes Pintadas, Campo Redondo, Lajes, Campo Grande, Pedra Preta, Jardim do Seridó, Cruzeta, São Vicente, Lagoa de Velho, Sítio Novo e Acari.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *