Fundacentro seleciona bolsistas para projeto sobre trabalhadoras domésticas

A Fundacentro seleciona seis bolsistas para atuarem no projeto Trajetórias de Vida, Inserção Laboral e Saúde das Trabalhadoras Domésticas da Região do ABC. As inscrições estão abertas até 15 de dezembro e devem ser realizadas pelo link, seguindo todas as orientações do edital 

A Fundacentro – Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho –, é uma fundação pública vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego, voltada para o estudo e pesquisa das condições dos ambientes de trabalho.

Com jornada de 20 horas e bolsa no valor de R$ 1.430, exige-se como escolarização mínima que o interessado esteja cursando graduação na área de Ciências Humanas. A iniciativa faz parte do Programa Fundacentro-CNPq de Bolsas de Pesquisa e Difusão de Conhecimento em Segurança e Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras. 

O Anexo I do edital detalha o perfil e requisitos exigidos. Entre eles, estão: a participação em equipes de pesquisa com foco na temática do trabalho e experiência na aplicação de questionários e entrevistas; a realização de  cursos ou disciplinas com foco em relações étnico-raciais; e a disponibilidade para atuar em pesquisa de campo em Santo André/SP e São Bernardo do Campo/SP. 

No anexo II, detalha-se o cronograma. A previsão é de que o resultado seja publicado em 3 de janeiro de 2026, e as atividades iniciadas no dia 6 do mesmo mês. Mudanças no cronograma e resultados de cada etapa são divulgados na página do Processo Seletivo Simplificado nº 7/2025. 

O Anexo III apresenta o questionário a ser preenchido no formulário. O Anexo IV traz modelo para ser baixado do memorial descritivo, que deve ser usado para inscrição. Por fim o Anexo V apresenta os critérios de avaliação.  

É importante observar as orientações de candidatura e inscrição no item 3 do edital. Por exemplo, é obrigatório anexar, “em formato PDF e com limite de 100MB, um único arquivo contendo toda documentação necessária”, conforme especificado no subitem 3.3:  

  1. a) CPF (digitalizado ou Comprovante de Inscrição no CPF); 
  2. b) RG (digitalizado ou equivalente); 
  3. c) Comprovante de residência em seu nome, como contrato de aluguel, contas ou autodeclaração de residência com assinatura digital gov.br; 
  4. d) Memorial Descritivo conforme especificações do Anexo IV e modelo editável disponível no edital; 
  5. e) Documentos comprobatórios que julgar pertinentes, inclusos aqueles referentes à formação e às experiências descritas em seu Currículo Lattes.

Veja todos os detalhes no edital disponível na página do Processo Seletivo Simplificado nº 7/2025. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *