Pelo menos oito municípios do Rio Grande do Norte estão com abastecimento de água comprometido após o furto de cabos e à depredação das instalações na Estação Elevatória (EB03), em Lajes. A ação criminosa aconteceu na madrugada deste sábado (27).
As cidades afetadas pela suspensão do abastecimento são Lajes, Riachuelo – incluindo Cachoeira do Sapo -, Santa Maria, Jardim de Angicos, Pedra Preta, Caiçara do Rio dos Ventos, Fernando Pedroza e Pedro Avelino.
De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o trabalho de recuperação da estação está previsto para ser concluído às 19h deste sábado. O sistema será religado logo após a conclusão do serviço.
“Após a retomada da operação, o abastecimento ocorrerá de forma gradativa. Devido ao tempo necessário para que a rede seja pressurizada e a água chegue a todos os imóveis, o prazo para a normalização completa é de até 72 horas”, explicou a Caern.
A Caern ainda orientou que a população utilize a água de seus reservatórios domiciliares de forma consciente durante o período, priorizando as atividades essenciais. Em nota, a companhia lamentou a ação criminosa.
“A Companhia lamenta o ocorrido e informa que acionou as autoridades policiais e que suas equipes técnicas estão mobilizadas para realizar os reparos necessários e a reparação do material danificado por ação criminosa”, completou.
