Governadora do RN recebe cônsul-geral dos EUA para discutir parcerias

A governadora Fátima Bezerra recebeu, nesta sexta-feira (8), a cônsul-geral dos Estados Unidos no Recife (PE), May Baptista, na Governadoria, em Natal. No encontro, a governadora apresentou as potencialidades econômicas do Rio Grande do Norte à representante do governo americano.

Fátima Bezerra falou do compromisso do governo estadual em ampliar as relações internacionais e explorar novas parcerias que possam beneficiar o Rio Grande do Norte. “A visita da cônsul-geral americana é uma oportunidade para discutirmos oportunidades de cooperação internacional em áreas como energia renovável, turismo, tecnologia e educação”, disse.

A chefe do Executivo estadual destacou as ações em setores estratégicos, como a produção de energia eólica e solar, um dos principais vetores de atração de investidores estrangeiros no estado. Ela também apresentou informações sobre o projeto do Porto-Indústria Verde, que será implantado no município de Caiçara do Norte. O empreendimento está orçado em R$ 5,6 bilhões.

A governadora ressaltou que o Rio Grande do Norte e os Estados Unidos já têm uma longa história de relações bilaterais. Ela citou que o estado responde por mais de 85% do atum exportado pelo Brasil, com destaque para a espécie albacora-bandolim. “O pescado abastece grandes cidades americanas, como Miami, Los Angeles, Boston e Nova York”, pontuou Fátima Bezerra.

A cônsul-geral dos Estados Unidos, May Baptista, reforçou o interesse do país em fortalecer as parcerias com o Rio Grande do Norte e destacou a importância do estado no cenário nacional, especialmente na área de energia renovável.

Durante a visita, a representante do governo americano anunciou que Natal, em 2026, receberá o evento Space Week Nordeste (SWN), que reúne palestrantes e participantes interessados no setor aeroespacial. Em 2024, o evento ocorreu em São Luís (MA).

Segundo May Baptista, a Space Week Nordeste, no Rio Grande do Norte, discutirá o ensino, a pesquisa, o setor industrial e as cadeias de produtos ligadas ao setor aeroespacial. “Uma coisa que estamos tentando reforçar são as parcerias voltadas para a tecnologia. Em 2026, por meio da Space Week em Natal, queremos criar um espaço de colaboração com o governo local, o setor privado e as instituições de pesquisa e educação”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *