A governadora Fátima Bezerra participou nesta quinta-feira (23) da abertura da 37ª edição da Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (FICRO), em Mossoró.
Realizada desde 1987 pela Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM) em parceria com o Sebrae, a feira reúne expositores dos setores da indústria, comércio, turismo e serviços e é considerada o maior encontro multissetorial do Rio Grande do Norte.
“Quero saudar a todos os investidores, os empreendedores e dizer que fiz o maior esforço para estar aqui, porque eu sei da importância deste evento não só para Mossoró, mas para todo o estado do Rio Grande do Norte. A FICRO se consolida como uma das principais vitrines de fomento, de incentivo aos negócios, ao empreendedorismo do Nordeste. Ela se torna a cada ano mais potente, porque ela simboliza, a força que tem o comércio, a força que tem os negócios, a força que tem o empreendedorismo em Mossoró, na região Oeste e no nosso estado”, destacou a governadora Fátima Bezerra.
“A nossa palavra é de agradecimento. Primeiramente ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, na pessoa da governadora Fátima Bezerra, que além de nos ajudar do ponto de vista institucional, veio aqui de uma forma amiga, solícita, com a sua presença, enriquecendo e valorizando a nossa feira. Um cumprimento especial a todos os empresários e empresárias que aqui vieram e que acreditaram na Associação Comercial e Industrial de Mossoró, se fazendo presente na FICRO, mostrando a sua pujança, a sua coragem, o seu empreendedorismo nesta feira, que este ano já está na 37ª edição”, agradeceu o presidente da ACIM, empresário Nilson Brasil.
Este ano o evento acontece no espaço de exposições Thermas Hall até o sábado (25), onde os visitantes poderão acompanhar rodadas de negócios, palestras empresariais, exposições de veículos e mostras de moda, além de projetos sociais promovidos pelo Sebrae, Fiern, Fecomércio e Facern.
Segundo os organizadores a expectativa é de que a edição de 2025 registre crescimento no número de expositores e visitantes, mantendo a Ficro como símbolo da força empresarial da região Oeste. Em 2024, a feira teve uma movimentação econômica de R$ 25 milhões. Com um público estimado de 30 mil pessoas.
No início deste mês a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (SEDEC) e a Secretaria da Fazenda Sefaz realizaram reunião com empresários do Oeste para tratar do apoio a 37ª Feira da Industria e Comércio da Região Oeste – FICRO e sessão de terrenos para a instalação de cinco empresas em Mossoró dos setores de alimentos, produção de plástico e produtos de limpeza com a perspectiva de gerar mais de 300 empregos diretos na Região.
O objetivo da SEDEC é ampliar cada vez mais o apoio às atividades econômicas, da indústria ao comércio, dos serviços ao agronegócio” para favorecer uma maior competitividade das empresas no Rio Grande do Norte.
Tarifaço Trump
A governadora Fátima Bezerra também mencionou na abertura da FICRO as medidas adotadas pelo Governo do Estado para proteger o comércio e a indústria potiguar diante da tarifação imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
Na véspera da entrada em vigor do tarifaço de Trump, a governadora recebeu representantes de entidades do setor produtivo do Estado e apresentou as medidas adotadas com o objetivo de reduzir os efeitos nocivos à economia potiguar, dentre elas o aumento da desoneração do ICMS para as empresas inscritas no Proedi e a busca por novos mercados para os produtos sobretaxados.
