Transformar o Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes, em Caicó, em centro universitário de formação de recursos humanos na área da saúde e, consequentemente, referência em procedimentos de média e alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o atendimento à população do Seridó. A proposta de federalização do hospital foi a principal pauta da reunião da governadora Fátima Bezerra com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), em Arthur Chioro, em Brasília.
Localizado em Caicó e vinculado à rede estadual de saúde desde 2011, o Telecila já funciona, efetivamente, como Unidade de Apoio às Ações Acadêmicas, possibilitando ofertas de atividades de ensino e treinamento em serviço para alunos de formação técnica, graduação e de pós-graduação. Desenvolve também formações na modalidade de educação permanente em saúde, em consonância com os princípios e diretrizes do SUS.
O hospital está em obras de ampliação do Centro Cirúrgico e da Clínica Médica para implantação de 24 novos leitos, além de sala para instalação de um novo aparelho de Raios-x. E, graças aos investimentos realizados nos últimos anos, é referência de ortopedia no Seridó.