Governo cede prédio histórico para Casa de Cultura em Acari

Há anos, artistas, músicos, dançarinos, escritores e artesões de Acari sonhavam com um espaço próprio para criar, ensaiar, ensinar e compartilhar suas expressões com a cidade. A cada evento, a cada escritório improvisado em salões cedidos temporariamente, crescia o desejo por um lugar fixo onde a cultura pudesse florescer sem a incerteza de ter que procurar um novo endereço. Nesta terça-feira (18), esse desejo começou a se tornar realidade.

Atendendo a uma reivindicação da população, da sociedade civil e de agentes culturais, a governadora Fátima Bezerra anunciou a cessão do prédio onde trabalhava a Escola Estadual Tomaz de Araújo para a Fundação José Augusto (FJA). O imóvel, que por décadas abrigou o aprendizado formal, agora será um ponto de encontro da arte e da memória local, integrando a rede de Casas de Cultura Popular do Rio Grande do Norte.

“Este prédio tem um valor imensurável para Acari, para o Seridó e para o nosso estado Aqui, muitas gerações foram alfabetizadas e formadas. Agora, ele inicia um novo ciclo, sem perder sua essência educativa, mas expandindo seu papel para acolher e fortalecer a cultura do nosso povo O Rio Grande do Norte tem uma identidade cultural muito rica, e garantir espaços como este significa preservar nossa história e fomentar o talento de nossa gente”.

A escola, que trabalhou até 2017 e marcou gerações de acarienses, terá seu prédio de 83 anos restaurado. A cessão oficial foi assinada durante uma solenidade no local, marcada por discursos emocionados e pelo resgate de memórias que se entrelaçaram com a própria história de Acari.

O prefeito de Acari, Fernando Bezerra, destacou como marca da conquista anunciada o diálogo, lembrando que desde a primeira reunião que teve com a governadora Fátima Bezerra, em 2021, as portas sempre estiveram abertas para que o projeto se tornasse realidade. “Agora, a prefeitura, que desde o início sempre esteve presente, está disponível para colaborar com o Governo do Estado, com a Fundação José Augusto, na concretização dos passos seguintes na direção da execução e do funcionamento do projeto Casa de Cultura – Grupo Escolar Tomaz de Araújo”.

Entre os presentes, a atriz Titina Medeiros, natural de Acari, relembrou sua ligação com a Escola Tomaz de Araújo, onde estudou os primeiros anos do ensino fundamental e onde sua mãe, professora, lecionada por mais de duas décadas. Emocionada, Titina coincidentemente como aquele espaço influenciou sua trajetória artística.

“Eu me alfabetizei aqui. Estudei a primeira, a segunda e a terceira série nessa escola, sempre na mesma sala, que era dividida por um tapume. Era um espaço simples, mas cheio de significado. as artes cênicas, ainda sem que eu saiba”, recorda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *