Governo do RN inaugura casa de cultura popular em Acari

O Governo do Rio Grande do Norte inaugurou neste sábado 18 a Casa de Cultura Popular Palácio Tomaz de Araújo, em Acari, no Seridó potiguar. Com a abertura da unidade, o estado passa a contar com 28 casas de cultura popular em funcionamento em seus 10 territórios de cidadania.

A nova unidade está instalada no prédio histórico do antigo Grupo Escolar Tomaz de Araújo, que funcionou por quase oito décadas. O imóvel passou por uma reforma com investimentos de cerca de R$ 300 mil e teve sua arquitetura original preservada.

Compromisso e significado cultural

A Casa de Cultura Popular de Acari é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SEEC/SEL) e a Fundação José Augusto (FJA), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura.

A solenidade de entrega contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, do diretor-geral da FJA, Gilson Matias, da secretária de estado da Cultura, Maryland Brito, e do prefeito de Acari, Fernando Bezerra.

Na oportunidade, a governadora Bezerra reforçou que “cuidar da nossa memória, é cuidar do presente e do futuro”, e que a Casa de Cultura Popular promove cidadania e bem-estar.

A governadora exaltou personalidades acarienses que estudaram na antiga escola, como a jornalista Thaysa Galvão, a atriz Titina Medeiros, e a cantora Deusa do Forró, que encerrou a programação da inauguração.

O diretor-geral da FJA, Gilson Matias, destacou que “a Casa de Cultura foi inaugurada em 18 de outubro de 2025, coincidindo com uma data importante de 1941, exatamente 18 de outubro, que está inscrita em uma das linhas de madeira da estrutura do prédio”. Segundo ele, as Casas de Cultura Popular se consolidam como uma “política cultural de base comunitária”.

Com sua história iniciada em 1909, o antigo Grupo Escolar Tomaz de Araújo foi referência na educação de gerações acarienses. Agora, reabre as portas como símbolo da continuidade entre educação, memória e cultura popular.

Representando a classe artística, o produtor cultural Natan Pereira afirmou que a inauguração do espaço “representa a continuidade de uma história viva. Cultura é um ato político, uma afirmação de existência”.

A Casa de Cultura Popular tem como objetivo democratizar o acesso à cultura, fortalecer as identidades regionais e estimular a economia criativa.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *