Iniciativa inédita a nível nacional, o Treinamento para Motociclistas por Aplicativos, promovido pelo Governo do Rio Grande do Norte e diversos parceiros, teve a aula inaugural realizada nesta segunda-feira (22). O primeiro grupo de motociclistas selecionados para o curso tiveram uma aula teórica sobre segurança e saúde do trabalhador no auditório do campus da Universidade do Estado do RN, na Zona Norte de Natal.
Fruto de uma parceria do Governo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN), com os ministérios público do Trabalho, que financia o treinamento, e do RN, as secretarias de Saúde e de Mobilidade Urbana de Natal, ONG Trânsito Consciente e aa Honda Potiguar, o curso deverá qualificar 600 condutores, com prioridade para os que atuam nos aplicativos de transporte, com aulas práticas e teóricas.
“Estamos tratando aqui de um tema que diz respeito a todos nós enquanto sociedade. Com esse curso deixamos de tratar da doença e de fato fazemos uma promoção à saúde, em defesa da vida”, resumiu a secretária-adjunta da Sesap, Leidiane Queiroz.
“Tivemos a oportunidade de cooperar com essa formação e financiar o curso, junto com os nossos parceiros. Que todos possam aproveitar bastante o momento de aprendizagem”, completou Christiane Alli Fernandes, procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador.
A primeira turma terá aulas até o próximo dia 25, envolvendo apresentações sobre legislação de trânsito, saúde e segurança do trabalhador, direção defensiva e pilotagem preventiva, práticas e técnicas de pilotagem consciente e outros tópicos. Os alunos que cumprirem 100% da carga horária receberão gratuitamente capacetes, coletes reflexivos, luvas e manguitos ao fim do curso.