A Operação Carnaval 2024, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (Sesed), teve início neste sábado, dia 10, e contará com o emprego de mais de 3,2 mil agentes de segurança pública em todo o território potiguar durante os quatro dias de festa. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, dia 9, por meio de uma coletiva com as forças de segurança do Estado.
Segundo o secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Francisco Araújo, o investimento chega a quase R$ 5 milhões. Ele destacou que o RN terá toda a infraestrutura para receber foliões potiguares e de todo o país nas festas carnavalescas. Uma novidade na Operação Carnaval deste ano é o emprego de dois helicópteros, que serão coordenados pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
“Essas aeronaves vão apoiar nas operações policiais no socorro ao cidadão e estarão em patrulhamento em toda a área de especial interesse turístico e locais onde haverá concentração de pessoas”, completou o coronel Alexandre Magalhães, piloto do Ciopaer. Ele afirmou que as aeronaves darão suporte durante todos os dias de festa e ficarão concentradas na região metropolitana, especialmente nos litorais norte e sul do Estado.
A Polícia Militar também está preparada para o período carnavalesco e contará com um efetivo extra de 2 mil policiais militares por dia. Os locais que terão uma atuação especial e contarão com polos estratégicos são Natal, Parnamirim, Apodi, Assú, Macau, Caicó e todo o litoral potiguar.
“Além disso, teremos um acompanhamento 24 horas com os cadetes, ou seja, os futuros oficiais que vão se formar na academia estarão fazendo monitoramento nos locais e também no Centro de Comando e Controle que será instalado no Quartel do Comando Geral”, enfatizou o comandante-geral da PM, coronel Alarico Azevedo.
O Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) estará presente em todos os eventos, com um efetivo de 1.174 militares entre o serviço ordinário e extraordinário e uma média de 256 militares por dia em todo o RN, atuando em pontos do litoral e da área urbana por meio de ações preventivas, educativas e de fiscalização de estruturas e ambientes. Serão 22 postos de guarda-vidas espalhados pelo território potiguar.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) do RN estará atuando com um reforço de mais de 400 policiais durante as festas de carnaval, reforçando os principais corredores rodoviários do estado, como a BR-304, que acessa Mossoró, a BR-226, que leva a Caicó, e a BR-101 Norte, que leva às praias do litoral norte.
Apesar das ocorrências de condutores embriagados já registradas, espera-se uma diminuição desses casos durante os dias de Carnaval. A recomendação aos foliões é não colocar a vida em risco misturando o consumo de álcool com a direção do veículo.
A atuação da Polícia Civil estará dividida em ações na região Metropolitana, coordenada pela Diretoria de Polícia Civil da Grande Natal (DPGRAN), e no interior, coordenada pela Diretoria de Polícia do Interior (DPCIN). Funcionarão os plantões ordinários das delegacias de plantão nas zonas Sul e Norte de Natal, bem como em Mossoró, Caicó e a Delegacia de Plantão de Proteção a Vulneráveis (DPAGV). Os boletins de ocorrência também poderão ser registrados online por meio do site da Polícia Civil do RN, na Delegacia Virtual.
A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) também empregará equipes extras e volantes para reforço das unidades prisionais nos patrulhamentos interno e externo das unidades no período carnavalesco. Os grupos operacionais da Polícia Penal realizarão, em conjunto com os policiais de plantão, rondas e revistas estruturais e minuciosas para prevenir tentativas de fuga.
O Instituto Técnico-Científico de Perícia do RN (Itep) atuará com equipes dobradas em Caicó e Mossoró, além de realizar ações de conscientização sobre o golpe conhecido como “Boa noite, Cinderela”, distribuindo panfletos informativos em locais estratégicos. Sob a coordenação da Sesed, a Operação Carnaval 2024 contará com a atuação integrada de diversas instituições, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Itep e Ciopaer, em conjunto com a Seap, PRF, Detran, DER-RN, Idema, Sesap e Setur-RN