Governo do RN lança edital para primeiro concurso público do IDEMA

Criado há 40 anos, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) terá, em 2025, seu primeiro concurso público. O Governo do Rio Grande do Norte publica nesta sexta-feira (25), no Diário Oficial do Estado, o edital da seleção que oferta 180 vagas para profissionais de nível superior nas áreas ambiental, administrativa e de fiscalização

A governadora Fátima Bezerra detalhou que as inscrições começam no próximo dia 28 de abril e seguem até 30 de maio. As provas serão realizadas no dia 27 de julho. “Esta ação representa todo o esforço do Governo do Estado para fortalecer o funcionalismo público. O IDEMA é estratégico para que a gente possa avançar naquilo que é o nosso propósito: um Estado cada vez mais sustentável, seguro, justo, inclusivo e próspero”, disse.

O diretor-geral do IDEMA, Werner Farkatt, pontuou que o órgão, por nunca haver realizado concurso público, tem seu quadro de servidores composto por contratados temporários. A demanda por um concurso surgiu a partir de um diagnóstico técnico e de um plano de reestruturação administrativa. “Todo o investimento feito no Rio Grande do Norte passa pelo IDEMA. O concurso é uma garantia de maior eficiência para o nosso trabalho”, justificou.

Segundo o secretário estadual de Administração, Pedro Lopes, o certame vai oferecer 113 vagas para Analista Ambiental, 27 para Analista Administrativo e 40 para Fiscal Ambiental, respectivamente. Ele sinalizou que o concurso foi viabilizado após a celebração de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) com o Ministério Público de Contas, homologado em agosto do ano passado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). “É um momento histórico para o funcionalismo público do Rio Grande do Norte. A realização deste concurso era uma das minhas metas enquanto secretário de Administração, pois acompanho o processo desde o início. É um legado que fica para o Estado”, detalhou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *