A governadora Fátima Bezerra esteve reunida, nesta segunda-feira (07), com os diretores executivos da ExpoEduc, o segundo maior evento na área da Educação do Brasil e o maior do Norte e Nordeste. O congresso, que conta com o apoio do Governo do Estado, será realizado em Natal, no Centro de Convenções, do dia 24 a 26 de julho.
A reunião ocorreu na Governadoria do Estado, com o objetivo de facilitar a participação dos professores da rede pública de ensino no evento. Segundo a secretária de Estado da Educação, Socorro Batista, o governo do RN, através da SEEC, viabilizou a inscrição de 200 professores da rede pública.
Socorro Batista também afirmou que a secretaria irá disponibilizar um estande de grandes dimensões no local, com a apresentação de ações e projetos da rede estadual, desde as tecnologias educacionais até projetos pedagógicos desenvolvidos nas escolas públicas. Já a Secretaria de Turismo e EMPROTUR entraram com o apoio para o translado dos professores, que virão de diversas DIRECs da capital e do interior.
A ExpoEduc 2025 chega à sua 6ª edição prestes a acontecer em Natal, capital potiguar. O congresso reúne palestras, mesas redondas e oficinas conduzidas por especialistas, educadores, gestores e representantes de startups e empresas de tecnologia educacional.
O tema central será “On ou Off: de que lado a escola deve estar?”, destacando o dilema enfrentado pelas instituições de ensino em uma era digital, desafiadas a equilibrar aprendizagem presencial e virtual. A proposta é explorar os benefícios das tecnologias — como metodologias ativas e conectividade — sem perder de vista aspectos essenciais, como saúde mental, concentração e a humanização do processo educativo.
A governadora Fátima Bezerra destacou a atuação do Governo do Estado para levar conectividade às escolas estaduais potiguares, com o programa RN + Conectado. “Um dos nossos legados foi deixar 100% das nossas escolas com acesso à internet. Desde o ano passado todas as escolas da rede estadual estão conectadas”, afirmou Fátima.
Bruno Félix, diretor comercial da ExpoEduc, afirmou que o congresso já é o segundo maior da América Latina. “Temos o segundo maior evento de educação da América Latina acontecendo aqui. Nosso dever é levar o maior número de educadores do Rio Grande do Norte para estar lá”.
Além dos já citados, estiveram presentes na reunião Crislan Viana, CEO da ExpoEduc; Mayara Miranda, diretora financeira; Nevinha Diógenes, diretora de operações; Augusto Curinga, diretor de marketing; Eduarda Gurgel, gerente de marketing; Diana Albuquerque, assessora da Triunfal Cerimonial; Socorro Batista, secretária de Estado da Educação; Flaubert Torquato, subsecretário de Estado da Educação; Cleonice Kozerski, secretária adjunta da Educação; Marina Marinho, secretária de Estado do Turismo; Mary Land Brito, secretária de Estado da Cultura; Carlos Eduardo Xavier, secretário de Estado da Fazenda; Daniel Cabral, secretário de Estado Comunicação; Gilson Matias, diretor geral da FJA.