O Governo do Estado do Rio Grande do Norte realiza, nos dias 30 e 31 de outubro, a I Caravana Federativa Estadual, em Assú.
A iniciativa tem como objetivo aproximar o Governo Federal, o Governo Estadual e as prefeituras municipais, fortalecendo o diálogo federativo e a cooperação técnica para acelerar a execução de investimentos estratégicos do Novo PAC e de outras políticas públicas essenciais.
A etapa de Assú marca o início de uma série de encontros regionais que irão percorrer todo o estado. Nesta edição, serão contemplados os municípios da região do Vale do Açu, em um ambiente voltado à integração institucional, capacitação técnica e troca de experiências entre gestores públicos, representantes de órgãos federais e estaduais, técnicos municipais e parceiros institucionais.
Durante os dois dias de programação, a Caravana promoverá oficinas temáticas, painéis de capacitação e atendimentos especializados, com o objetivo de ampliar o acesso dos municípios a recursos federais, aprimorar a gestão pública local e apoiar a execução de projetos estruturantes.
A governadora Fátima Bezerra destacou que a Caravana Federativa representa mais um passo na consolidação de uma gestão pública cooperativa e comprometida com o desenvolvimento regional:
“O Governo do Rio Grande do Norte atua em sintonia com o Governo Federal para garantir obras estruturantes e mais oportunidades para o nosso povo. Aqui no Vale do Açu, já temos ações concretas que estão transformando a região: a Transposição do Rio São Francisco – Ramal do Apodi, a Barragem de Oiticica e a recuperação de diversas barragens. No início de outubro, firmamos um termo de compromisso com o município de Assú para a construção da Policlínica Regional, dentro do Novo PAC, reforçando nosso compromisso com uma saúde pública de qualidade e regionalizada. Ainda neste mês, o Governo Federal publicou a licitação para a duplicação da BR-304, no trecho que liga Mossoró a Assú — uma conquista histórica que vai melhorar a segurança e a mobilidade de toda a região. E, dentro do conjunto de obras do PAC, teremos ainda a construção do Hospital Metropolitano de Traumas, que, embora localizado na Região Metropolitana de Natal, atenderá toda a população potiguar, desafogando a demanda dos hospitais regionais e fortalecendo a rede estadual de urgência e emergência”, afirmou a governadora.
Fátima Bezerra também ressaltou o propósito da Caravana em fortalecer a presença do Estado junto aos municípios e ampliar a capacidade de resposta das gestões locais:
“A Caravana Federativa é um espaço de escuta, de cooperação e de construção conjunta. Estamos levando o Governo até as prefeituras, ouvindo as demandas, oferecendo apoio técnico e criando soluções de forma integrada. É assim que fortalecemos o pacto federativo e garantimos que as políticas públicas cheguem de forma mais rápida e eficaz a quem mais precisa”, destacou.
A Caravana Federativa Estadual do RN faz parte de um movimento permanente de integração e fortalecimento da gestão pública regional.
Até o final do ano, o Governo do Estado realizará edições em todas as regiões do Rio Grande do Norte, garantindo que cada território participe ativamente desse processo de cooperação, desenvolvimento e diálogo federativo.
