Governo e UFRN realizam mais uma rodada do Programa Vida no Trânsito

O Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da UFRN sedia, no dia 18 de novembro, a partir das 8h, mais uma rodada do Programa Vida no Trânsito (PVT). Com o tema “Saúde, trânsito e planejamento urbano: conexões para salvar vidas”, o encontro vai destacar a importância da iniciativa como estratégia nacional de segurança viária, sob a perspectiva da saúde pública, com foco nas ações voltadas à redução da violência no trânsito. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo Doity.

Coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e participantes do Programa Vida no Trânsito, como a UFRN, representada pelo Programa de Pós-graduação em Demografia, (PPGDem/UFRN), o evento reúne instituições parceiras para apresentar estratégias, dados e experiências relacionadas ao Programa Vida no Trânsito (PVT), já implementado em diversos municípios.

Estarão presentes representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Ministério da Saúde (MS), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Polícia Militar do RN, Ministério Público do RN, entre outras entidades que integram o Comitê Estadual do PVT.

A programação prevê um dia de debates técnicos sobre mobilidade segura, uso de dados para prevenção de acidentes e integração entre municípios. As atividades incluem mesa de abertura sobre planejamento urbano, painéis dedicados ao papel das prefeituras no PVT e apresentações de Mossoró, Parnamirim e Natal sobre educação, fiscalização e gestão da informação.

A coordenadora estadual do programa, Lorrayne Vieira, apresentará o desenvolvimento estratégico do PVT no Rio Grande do Norte, enquanto a equipe de Vigilância em Saúde da Sesap apresentará os dados relacionados à saúde pública. O encontro mostra ainda a experiência da Bahia na aplicação de dados para salvar vidas e exibe conteúdo especial do médico Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em reforço à articulação entre saúde, gestão pública e redução da violência no trânsito.

O público-alvo do evento são gestores e técnicos municipais das áreas de saúde, trânsito, educação e infraestrutura, especialmente dos municípios que já implementaram o PVT ou que estão em processo de adesão. Atualmente, o programa está implantado em oito municípios potiguares: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, João Câmara, Assu, Pau dos Ferros e Mossoró. Estão em fase de implantação as cidades de Baraúna, Areia Branca, Caicó, Currais Novos, Macaíba, Extremoz e Serra de São Bento.

Memória

Mesa de abertura da rodada de 2024 – Foto: Cedida

Em 2024, o CCET/UFRN também sediou uma rodada do Programa Vida no Trânsito. No dia 11 de novembro, os anfiteatros da unidade receberam a oficina intersetorial coordenada pela Sesap, com participação de representantes dos PVTs municipais e de instituições parceiras. A UFRN, integrante do Grupo de Trabalho do PVT estadual, reforçou seu papel na articulação entre academia, gestão pública e segurança viária.

A programação contou com palestras de especialistas da Organização Pan-Americana da Saúde e do Ministério da Saúde, entre eles, Victor Pavarino, oficial técnico em segurança viária e prevenção de lesões não intencionais, Luiz Otávio Maciel Miranda, coordenador-geral de vigilância e prevenção de violências e acidentes e promoção da cultura de paz, e Adauto Martins Soares Filho, assessor técnico do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde. As exposições abordaram o uso de evidências para qualificar políticas públicas e fortalecer ações integradas de prevenção.

O PPGDem/UFRN também co-organizou a iniciativa em parceria com outras instituições e a Sesap. Na abertura, a professora Luciana Lima, coordenadora do PPGDem e integrante do PVT estadual, destacou a importância de analisar a segurança viária sob a perspectiva sociodemográfica. Ela lembrou que os sinistros de trânsito são atravessados por desigualdades sociais que estruturam o cotidiano urbano e que a demografia oferece subsídios essenciais para orientar gestores na formulação de políticas de prevenção.

Entenda

Criado pelo Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, o Programa Vida no Trânsito (PVT) é a principal iniciativa do setor saúde para enfrentar os desafios da ONU na Década de Ações pela Segurança no Trânsito e atender à meta 3.6 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que busca reduzir em 50% os óbitos por lesões no trânsito. Implantado como projeto-piloto em cinco capitais em 2010, o PVT iniciou sua expansão em 2011 e hoje está presente em 54 municípios, incluindo 25 capitais, o Distrito Federal e 28 cidades não capitais. Em 2019, foi reconhecido com o Prêmio da Força-Tarefa Interagências da ONU pela eficácia na prevenção de lesões no trânsito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *