Governo fortalece cultura e turismo no interior do RN com apoio no Circuito Gastronômico e Musical Sabores da Serra

Não é novidade que o Rio Grande do Norte é um estado vocacionado para o turismo, no entanto, é importante destacar que nem só de litoral é feita a atividade no nosso estado. Em um esforço para fortalecer a interiorização do turismo, o Governo do Estado do RN, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), se faz presente em um jovem, mas já importante evento na região Central Potiguar.

A 2ª edição do Circuito Gastronômico e Musical Sabores da Serra já passou por Cerro Corá e agora chega à cidade de Lagoa Nova, na Serra de Santana, movimentando a região com uma variedade de atrações que tem se tornado um convite cheio de sabores para turistas de todos os cantos do estado, e do país, conhecerem os encantos da localidade e conferir de perto a riqueza da cultura potiguar.

A secretária estadual de Cultura, Mary Land Brito, esteve pessoalmente conferindo todas as atividades deste sábado (5) em Lagoa Nova, e destacou a importância do Governo do Estado se fazer junto de um evento como esse no des.

“Quando a gente está falando de gastronomia, a gente está falando de cultura alimentar. A gente viu aqui diversos pratos feitos por chefes das cidades de Tenente Laurentino, de Lagoa Nova, e de Serro Corá, com toques da região, alguns inspirados em culinários internacionais, outros puramente daqui. Então, o modo de fazer, os ingredientes, tudo isso é a cultura. Além disso, tem a cultura em si, a cultura mais óbvia que as pessoas veem, através do teatro, da música”, aponta Mary Land Brito.

Ela explica como é que o Governo do RN se faz presente no apoio ao evento.

“O Governo do Estado investe aqui na região através do programa Câmara Cascudo, por meio da isenção fiscal, onde patrocinadores apoiam aqui. Porém, o recurso é do governo do estado, por meio do programa Câmara Cascudo. O governo, ao invés de receber os tributos, permite que as empresas utilizem para patrocinar cultura, e o efeito como esse, então, reflete o que a acredita da lei, que é a interiorização. Ela tem que chegar em todo lugar”, destaca a secretária Mary Land Brito, da Cultura.

Se a cultura ganha com esse apoio da administração estadual, o turismo não fica para trás. Nayara Santa, diretora de promoção turística da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) também visitou o festival e viu de perto a política púbica do RN fortalecer o turismo no interior.

“Fortalecer festivais como esse, não só gera economia nas cidades envolvidas, mas Lagoa Nova faz parte de uma região que já é trabalhada pelo Estado, como com o Geoparque Seridó, e isso fortalece novos produtos como a gastronomia. E com isso, toda a região cresce também, porque junto com esse festival também vão surgindo novos produtos, novos restaurantes, novas opções para quem visita essa região, que, com o atrativo cultural que já existe acaba tendo uma infraestrutura melhor”, diz Nayara Santana.

Ela completa destacando que os benefícios vão além da cidade, e impactam toda a região.

“Esse circuito que está sendo criado nas cidades vizinhas de Lagoa Nova, Cerro Corá e Tenente Laurentino, fortalece uma região de serra, que tem um clima favorável, e esse acaba sendo um evento gerador de fluxo turístico e que só agrega. Isso fortalece a interiorização do turismo com novos produtos e novas opções para quem visita a região”, destaca Nayara Santana, diretora de promoção turística da Emprotur.

Iranildo Aciole, prefeito de Lagoa Nova, está satisfeito com o resultado que o festival tem apresentado, apontando a importância que ele tem para a Serra de Santana.

“O Circuito Gastronômico Sabores da Serra tem uma importância muito grande para toda essa região. Aquece o comércio local, aquece a economia, todo mundo lucra com isso. Posso lhe falar que todas as pousadas foram lotadas muito cedo. As pessoas que vêm a Lagoa Nova, ao destino turístico da Lagoa Nova, já estão encontrando pousadas em Currais Novos. Isso só mostra como esse evento tem uma grandiosidade para toda essa extensão da Serra de Santana, para todo o Seridó, e para todo o Rio Grande do Norte”, comemora Iranildo Aciole.

O gestor municipal ainda destacou a relevância do apoio público para eventos como esse.

“Uma festa como essa deve ser incentivada pelos gestores públicos, e pelo Governo do Estado como a professora Fátima tem feito, para dar a grandiosidade desse evento que aquece de verdade a economia do município. Com isso, a gente sabe que esse festival, esse circuito só tem a crescer”, destaca o prefeito de Lagoa Nova, Iranildo Aciole.

O crescimento da economia local não é destaque apenas nas palavras de gestores públicos.

Lucenildo Firmino, conhecido na região como Galego da Serra, é um produtor de queijo artesanal, e aproveitou a oportunidade para expor e comercializar o seu produto durante o festival.

“Esse evento é um importante momento para a gente divulgar a gastronomia da Serra de Santana. Recentemente tivemos em Cerro Corá, agora acontecendo aqui em Lagoa Nova, e breve teremos pela primeira vez em Tenente Laurentino. E aqui você vê reunido todos os chefs da região, aqui está toda a gastronomia da Serra de Santana com um só propósito: divulgar nossa atividade para que a gente consiga atrair turistas que venham nos visitar”, diz Lucenildo Firmino.

Ele continua explicando que o festival tem cumprido o papel que os profissionais da gastronomia esperam.

“Aqui está dando super certo. Hoje nós temos aqui chefes de cozinha de toda a serra, e nós estamos vendo que a proposta está sendo atingida, pois estamos conseguindo mostrar que nós temos um potencial muito forte, principalmente na gastronomia. Não é só o clima, a altitude, mas o nosso trabalho também mostra o tamanho da nossa capacidade. Turistas podem vir para cá porque vão ter o que encontrar, vão ver muita coisa boa, e vão ver o queijo premiado do Rio Grande do Norte”, completa Lucenildo Firmino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *