Nesta semana, a supervisora do Setor de Mudanças do Clima e Desertificação do Idema/RN, Wanessa Dunga, cumpre agenda em Brasília, participando de encontros estratégicos voltados ao fortalecimento do compromisso climático no Brasil. Entre eles, destacam-se o Seminário de Governança Climática e o 2º Encontro do Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR), realizados paralelamente a outras atividades sobre o tema.
Na quarta-feira (10), Dunga representou a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) em reunião do Grupo de Governos Locais e Autoridades Municipais (LGMA). Já nesta quinta-feira (11), participa do evento do Consórcio Brasil Verde, representando o Idema/RN.
O Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR), responsável pela promoção do encontro, é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério das Cidades (MCid). A iniciativa tem como objetivo principal fortalecer políticas públicas de adaptação e resiliência climática, promovendo uma articulação integrada entre os governos federal, estaduais e municipais.
Durante o II Encontro do PCVR, a programação contemplou painéis sobre a Elaboração de Planos de Ação Climática (PLACs) e um Workshop sobre Estruturação e Financiamento de Projetos Climáticos para Governos Estaduais, reunindo secretários e autoridades ambientais de diversas unidades federativas.
Esses encontros têm como propósito apoiar os estados na formulação de PLACs, fortalecer a governança climática e preparar projetos aptos a captar recursos nacionais e internacionais, em sintonia com as discussões que convergem para a COP30, em Belém (PA).
No âmbito do evento, também foi realizado o 4º Encontro do Grupo de Coordenação Nacional da LGMA para a COP30 no Brasil, com participação a convite do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, no qual Wanessa Dunga atua como ponto focal da Constituency de Governos Locais e Autoridades Municipais (LGMA).
Desde 1995, a Constituency LGMA representa redes de governos locais e regionais no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), promovendo a participação ativa dos governos subnacionais nos processos de decisão climática global. No atual contexto, sob a presidência brasileira da COP30, o Grupo de Coordenação Nacional desempenha papel estratégico na articulação de redes, associações e representantes subnacionais para uma atuação conjunta rumo a Belém.
Esses encontros representam uma oportunidade de avançar em discussões estratégicas, alinhar agendas e atualizar ações no âmbito da Coalizão de Parcerias para uma Alta Ambição Multinível (CHAMP), reforçando o protagonismo dos estados e municípios no enfrentamento às mudanças climáticas.