Idema realiza 1º Encontro de Gestores Ambientais e reúne mais de 100 municípios

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), promoveu, nesta quarta-feira (20), o 1º Encontro de Gestores Ambientais Municipais, reunindo representantes de 102 municípios potiguares no Auditório Geólogo José Gilson Vilaça, na sede do Instituto, em Natal.

O evento teve como objetivo qualificar e articular os novos gestores das pastas de meio ambiente, fortalecendo a troca de experiências e a construção de políticas públicas voltadas à gestão ambiental no estado. A programação contou com painéis temáticos, mesa-redonda, apresentações técnicas e o lançamento de políticas estruturantes, além da apresentação e premiação dos vencedores do III Concurso de Boas Práticas Ambientais.

Foram realizados três painéis temáticos, que abordaram desde ações para o desenvolvimento municipal até o papel dos consórcios intermunicipais no licenciamento ambiental. Um dos destaques foi a participação de Ana Paula Alves Bissoli, Secretária Executiva do CIM Guandu (ES), que dividiu com o público experiências sobre a gestão compartilhada e os desafios da governança ambiental.

O encontro também marcou o lançamento de duas importantes iniciativas: o Programa de Assessoramento à Governança Ambiental e o Fórum de Gestores Municipais de Meio Ambiente, fortalecendo a integração entre municípios e ampliando o suporte técnico do Idema às gestões locais.

Para o diretor técnico do Instituto, Thales Dantas, o evento representou um marco na aproximação do Instituto com os municípios. “Nosso objetivo é oferecer apoio técnico e institucional, construindo uma gestão ambiental colaborativa, com protagonismo municipal e alinhamento às diretrizes estaduais e federais. Foi um momento histórico para o fortalecimento da governança ambiental no RN”, destacou.

A supervisora do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios (Nagam/Idema), Hortência Carvalho, reforçou a importância do intercâmbio de experiências. “Este foi um espaço de recepção, escuta e construção coletiva, onde os gestores puderam compartilhar boas práticas e desafios. É dessa troca que surgem estratégias mais consistentes para o avanço da política ambiental nos municípios potiguares”, afirmou.

O Nagam tem como objetivo executar atividades de articulação e apoio técnico aos municípios do Rio Grande do Norte, contribuindo para o adequado exercício de suas competências legais na gestão ambiental. Durante o Encontro, Hortência Carvalho apresentou alguns dos produtos e ações em andamento no âmbito da atuação do Idema, como: iniciativas educativas sobre combate à desertificação, adaptação e resiliência climática; o Curso Educação Socioambiental para o Agora; orientações técnicas e jurídicas sobre supressão vegetal nos municípios, em diálogo com o setor florestal; e a atuação da Unidade de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais e Territórios Rurais (SPCT), responsável pelas consultas livres, prévias e informadas.

Também foram destacadas a Campanha RN Mais Limpo, os cursos de formação continuada, a atuação da Subcoordenadoria de Gerenciamento Costeiro junto às prefeituras dos municípios litorâneos e a criação dos Comitês Municipais de Educação Ambiental. Atualmente, existem 84 comitês criados no RN até agosto de 2025, com cerca de 800 membros ativos, distribuídos por territórios da cidadania.

Com a presença de instituições como SEPLAN, Caixa Econômica Federal, SEBRAE, FIERN, FEMURN e Ministério Público, o encontro consolidou-se como um momento de diálogo e integração entre municípios, consórcios intermunicipais e órgãos de apoio, em prol de um desenvolvimento sustentável para o Rio Grande do Norte.

Vencedores do III Prêmio Ecoar

Categoria: Poder Público Municipal do Rio Grande do Norte

1º Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros/RN – Educação ambiental e busca ativa dos catadores autônomos de materiais recicláveis do município de Pau dos Ferros para sensibilizá-los na formação da cooperativa de catadores

2° Prefeitura Municipal de Macau/RN – Desenvolvimento de um aspirador entomológico com materiais reutilizados para captura, transporte e soltura segura de abelhas

3° Prefeitura Municipal de Caicó/RN – Sequência didática e jogo de tabuleiro geográfico como estratégia de fortalecimento da aprendizagem na educação ambiental no seridó potiguar –  relato de experiência

4° Prefeitura Municipal de Itaú/RN – Projeto de prevenção das Arboviroses (dengue, zika vírus e chikungunya) no município de Itaú/RN

5° Prefeitura Municipal de Arez/RN – Desenvolvendo educação ambiental, através da coleta seletiva nas escolas públicas

6° São Gonçalo do Amarante/RN – Salas verdes: vida e futuro

7° Prefeitura Municipal de Ipueira/RN – Educação ambiental no ensino integral em uma escola no município de Ipueira-RN

8° Prefeitura Municipal de Riacho da Cruz/RN – Descarte correto do lixo eletrônico: uma ação positiva da educação ambiental em Riacho da Cruz/RN

Categoria: Organização Não Governamental sem fins lucrativos

1° Sítio Histórico e Ecológico Gamboa do Jaguaribe – Natal/RN

Gamboa do Jaguaribe: Mutirões de revitalização da área de manguezal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *