Jornada destaca impacto positivo da Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN na atenção primária à saúde

Estudantes, profissionais da saúde e gestores públicos estão reunidos na Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN) para a “I Jornada de Atenção Primária do Seridó Potiguar: Fortalecendo a integração ensino-serviço-comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS)”, promovida pela EMCM em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Caicó. O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, participou da abertura do evento nesta sexta-feira, 18.

A programação inclui palestras e debates, com destaque para temas como:  formação em saúde e o compromisso com as necessidades locais; experiências exitosas e inovadoras na atenção primária à saúde; e diálogos sobre saúde rural, educação e território. O Governo Federal, representado pelo superintendente estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte, Jalmir Simões da Costa, apresentou um espaço de escuta e apoio técnico do Ministério da Saúde aos gestores municipais.

De acordo com o diretor da EMCM, George Dantas, o evento pretende dar luz aos resultados positivos que podem ser mensurados a partir de vários eixos, desde o preenchimento das vagas para médicos em municípios da região após a criação da EMCM, até experiências positivas e exitosas nas residência e no mestrado profissional em educação, trabalho e inovação. “Tudo isso mostra a potencialidade da EMCM e o impacto da parceria da UFRN com os gestores e profissionais do SUS na oferta de serviços à comunidade”, afirmou.

O reitor lembrou a missão da EMCM que é formar profissionais inseridos na rede de saúde do interior do estado, com vinculação à realidade social e prontos para atuarem particularmente no ambiente rural e fora dos grandes centros urbanos. “Nesse contexto, a UFRN  dá  uma contribuição significativa para a atenção primária e à medicina de família, no âmbito do Sistema Único de Saúde, sobretudo na região do Seridó, valorizando as necessidades de saúde da população local”, enfatizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *