Lei institui o Dia Nacional do Coco de Roda, da Ciranda e da Mazurca

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou a lei que institui o Dia Nacional do Coco de Roda, da Ciranda e da Mazurca. A data será celebrada em todo o território nacional em 26 de julho. O ato foi publicado na edição desta sexta-feira (4/7) do Diário Oficial da União.

O Coco de Roda tem origem nos cantos de trabalhos entoados pelos povos africanos escravizados. O ritmo, baseado em versos improvisados e percussão marcada, está presente em festas, celebrações e momentos de lazer das comunidades nordestinas, especialmente em Pernambuco e Alagoas.

Já a Ciranda, considerada Patrimônio Cultural do Brasil, tem origem litorânea e é historicamente ligada a pescadores e agricultores em momentos de confraternização. O ritmo é caracterizado pela dança em roda, em que os participantes seguem os versos entoados pelo mestre cirandeiro.

A Mazurca surgiu na Polônia e chegou ao Brasil pela colonização portuguesa. No país, o ritmo ganhou novas características ao ser incorporado às tradições afro-brasileiras e indígenas, difundindo-se em diversas regiões, especialmente no Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *