O governo do Estado sancionou a lei que reconhece a Caminhada Ilton Pacheco – Peregrinos de Sant’Ana de Caicó – como patrimônio cultural, histórico, religioso imaterial do Estado.
O novo patrimônio do estado está ligado à tradicional Festa de Santana de Caicó, celebrada há mais de 270 anos em Caicó.
A Caminhada Ilton Pacheco é uma demonstração da fé e devoção dos peregrinos que se dirigem à cidade de Caicó para celebrar a Festa de Santana. Esses peregrinos vêm de diversas partes do estado e do país, movidos pela fé e pela tradição, e trazem consigo uma rica bagagem cultural e espiritual. A caminhada é um momento de reflexão, oração e comunhão entre os fiéis, e é um importante aspecto da identidade cultural da região.
A programação da Festa de Santana de 2025 começa nesta quarta-feira (16) e segue até 27 de julho. Durante esse período, os peregrinos e visitantes terão a oportunidade de participar de missas, procissões, shows e outras atividades que celebram a fé e a cultura da região. A festa é um momento de grande alegria e celebração para a comunidade, e é uma oportunidade para que os visitantes experimentem a rica cultura e hospitalidade de Caicó.