A história da carne de sol de Caicó — um dos maiores símbolos da gastronomia seridoense — ganha novos contornos literários com o lançamento do livro “Das mãos de Seu Fausto para as mesas do Brasil”, do jornalista Osair Vasconcelos. Após ser apresentado em Natal, o título será lançado em Caicó no sábado, 1º de novembro, dentro da programação do Festival Gastronômico de Caicó.
A obra nasceu de uma reportagem publicada na revista Globo Rural nº 5, em janeiro de 1986. Na época, Osair e o fotógrafo Giovanni Sérgio passaram quatro dias em Caicó acompanhando o trabalho de Seu Fausto, o último marchante a preparar a carne de sol conforme o método secular trazido pelos portugueses aos sertões do Seridó, nos tempos da colonização.
Entre madrugadas e fins de tarde, eles registraram todo o processo artesanal — do abate ao preparo e à exposição da carne na feira livre. Décadas depois, o editor Abimael Silva identificou que aquele era o único registro escrito sobre o processo original da carne de sol seridoense, transformando-o em livro quase 40 anos após aquela jornada histórica.
O lançamento em Caicó será um momento de celebração da memória e da cultura alimentar do Seridó, reforçando o reconhecimento do município como Terra da Carne de Sol e do Queijo, título que consolida a cidade como referência gastronômica do Rio Grande do Norte.
O Festival Gastronômico de Caicó 2025 é uma realização da Agência Referência, com apoio do Sebrae-RN, Fundação José Augusto, Governo do RN, FESPEG, ELI Caicó, Cáritas Diocesana de Caicó, IFRN Campus Currais Novos, Universidade Potiguar (UnP), ACAF, Deputado Adjuto Dias, Sistema Fecomércio RN, SESC e SENAC.
Sobre o autor:
Osair José Vasconcelos de Medeiros é jornalista potiguar, com longa atuação na imprensa e passagens por veículos de alcance nacional e regional. Autor de diversas obras literárias e reportagens premiadas, atualmente trabalha como editor e revisor na Z Editora, em Natal (RN).