Lula abre conferência de igualdade racial valorizando persistência na luta por reparação

“Feliz é o presidente da República que tem um povo como vocês que, se não acreditassem naquilo que sonham, não teríamos feito uma conferência como essa que temos hoje aqui.” 

Com essa afirmação o presidente Lula abriu, no fim da tarde desta segunda-feira (15/9), a 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir). O presidente ressaltou que o Estado não pode ser neutro: “É preciso assegurar oportunidades na busca por melhores condições de vida, precisamos dar início a uma reparação histórica.” 

Lula esteve acompanhado da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, da primeira-dama, Janja Lula da Silva, das ministras dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo; das Mulheres, Márcia Lopes; da Cultura, Margareth Menezes; do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; da Educação, Camilo Santana; do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; e da Previdência Social, Wolney Queiroz. 

A ministra Anielle Franco, lembrou que a 5ª Conferência acontece 20 anos depois da primeira, após um hiato de sete anos sem um espaço de diálogo tão democrático quanto a Conapir. “Foi de coragem, humanismo e da organização popular dos movimentos sociais que surgiram políticas públicas e a existência do Ministério da Igualdade Racial. Foi assim que não apenas reconstruímos as políticas destruídas, mas avançamos no legado de uma vida mais digna”, disse. 

Na cerimônia, a ministra da Igualdade Racial assinou protocolos de intenção para adesão ao Sinapir com Fortaleza (CE), Itabira (MG), Contagem (MG) e Pelotas (RS), além de Casas da Igualdade Racial nos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. 

“Queremos viver e viver sem medo da morte, apenas pensar na garantia de direitos. Queremos a vida. Essas vozes que estão aqui hoje precisam ser ouvidas e consideradas na hora de orientar as políticas desse país”, Marina Duarte, vice-presidenta do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR).

Os deputados Federais Benedita da Silva (PT-RJ), Damião Feliciano (União Brasil-PB), Dandara (PT-MG), Denise Pessoa (PT-RS), Gisela Simona (União Brasil-MT), Toni de Paula (MDB-RJ), Talíria Petrone (PSOL-RJ) e o senador Paulo Paim (PT-RS), também estiveram na cerimônia de abertura. 

Diálogo – Durante a manhã os delegados puderam participar de Xirês de discussão, atividades autogestionadas que discutiram temas como reparação, justiça tributária, reparação, o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 18. 

Já no início da tarde, os delegados participaram do Painel “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, além da plenária de leitura e aclamação do regulamento interno. 

Vivências – Os delegados foram recebidos por apresentações culturais e tiveram a chance de conhecer mais sobre as políticas do Governo do Brasil nos estandes do Ministério da Igualdade Racial (MIR), da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR), do Ministério da Educação (MEC) e outros órgãos do Governo.

5ª Conapir – A Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial é promovida pelo Ministério da Igualdade Racial, por meio de seu Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, e simboliza uma retomada histórica da participação da sociedade nas demandas por políticas públicas de igualdade racial.  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *