Lula defende soberania e democracia em pronunciamento do 7 de Setembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou, em pronunciamento transmitido em rede nacional, a importância da soberania brasileira e a defesa da democracia. A fala ocorreu na véspera do 7 de Setembro, data que marca a Independência do Brasil.

Segundo Lula, a celebração simboliza a conquista da liberdade e da autonomia do país. “Não somos e não seremos novamente colônia de ninguém. Somos capazes de governar e de cuidar da nossa terra e da nossa gente, sem interferência de nenhum governo estrangeiro”, declarou.

Defesa da soberania e críticas à política

O presidente criticou políticos que, segundo ele, “estimulam ataques ao Brasil” e não cumprem o papel de representar o povo. “São traidores da pátria. A História não os perdoará”, afirmou.

Para Lula, a defesa da soberania passa pelo combate à desigualdade, pela proteção das conquistas dos trabalhadores, pela geração de oportunidades para os jovens e pelo apoio a empreendedores e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Pix, desinformação e redes sociais

Além disso, Lula defendeu a manutenção do Pix como sistema público e gratuito. Também alertou para os riscos do uso das redes digitais na disseminação de fake news, discursos de ódio e crimes como a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Avanços do governo

Durante o pronunciamento, o presidente destacou redução do desemprego, a abertura de mais de 400 novos mercados para exportações brasileiras em dois anos e oito meses e a queda pela metade do desmatamento na Amazônia.

Lula ainda lembrou que o Brasil será sede da Conferência do Clima da ONU (COP30), que ocorrerá em Belém, em novembro de 2025.

Chamado à união nacional

Ao encerrar a fala, Lula convocou os brasileiros para a união em defesa do país. “Este é o momento da união de todos em defesa do que pertence a todos: a nossa pátria brasileira e as cores da bandeira do nosso país”, disse.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *